Prefeitura de Maceió apoia estudo da Ufal sobre o aterro sanitário
Gravimetria executada pelos alunos será importante para projetos futuros da Alurb e ajudará a entender a história dos resíduos gerados na capital
Na última quarta-feira(11), alunos da turma de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Alagoas(Ufal) apresentaram o projeto de monitoramento ambiental do Aterro Sanitário de Maceió, apoiado pela Prefeitura de Maceió. Entre as linhas de pesquisa da iniciativa, está a caracterização de materiais sólidos urbanos que chegam dentro da Central de Tratamento de Resíduos (CTR).
Os resultados, que serão divulgados em breve, ajudarão a Autarquia a entender a história dos resíduos gerados na capital e em melhorias para projetos futuros. A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, afirma que os indicadores podem nortear a prefeitura nas tomadas de decisões sobre o tema.
"O estudo vai transformar nossas medidas em decisões mais acertadas e direcionadas para sermos eficazes, evitando o desperdício de investimentos e trazendo um planejamento aperfeiçoado para a limpeza urbana e para a coleta seletiva, na medida que descobrimos, de fato, quais bairros tem maiores ou menores índices de adesão e trabalharmos em cima disso", contou.
O trabalho é comandando pela professora Daysy Lira, além de Nélia Callado, titular do Centro de Tecnologia da Ufal. Ela conta que a pesquisa envolve os períodos chuvosos e secos e em meses de pico na capital.
"A gente busca ver qual é a composição desses resíduos para que se tome ações de reciclagem desse material, minimizando o que está chegando no aterro sanitário, assim como também identificar qual resíduo tem maior incidência. Então, a gente apresentou a metodologia utilizada na caracterização desses itens. Incluímos também o levantamento per capita desse lixo que está chegando lá, para gerar dados que possam ajudar na gestão de resíduos sólidos urbanos aqui do município de Maceió", afirmou.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h