Prefeito Rodrigo Cunha participa de mobilização mundial pela limpeza de praias, rios e mangues em Maceió

Mutirão reuniu equipes da prefeitura, voluntários e instituições para recolher resíduos e reforçar a conscientização sobre a preservação do litoral

Maria Maia/ Secom Maceió 19/09/2026 às 15:37
Prefeito Rodrigo Cunha participa de mobilização mundial pela limpeza de praias, rios e mangues em Maceió
Iniciativa conscientiza sobre importância da preservação ambiental. Foto: Mariel Matias/ Secom Maceió

O prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha, participou neste sábado (19) do Clean Up Day, movimento global que promove ações de limpeza e conscientização sobre a poluição ambiental. Na capital alagoana, a programação reuniu voluntários, estudantes e garis em mutirões nas praias do Mirante da Sereia e do Trapiche, com atividades educativas e coleta de resíduos.

O ponto central das atividades foi o Centro Pesqueiro do Jaraguá, na Praia da Avenida, onde os participantes fizeram a coleta de resíduos descartados de forma irregular. A iniciativa reforçou a importância da participação da população nos cuidados com os espaços públicos.

Durante a ação, Rodrigo Cunha destacou que a Prefeitura de Maceió mantém o trabalho de limpeza urbana diariamente, mas ressaltou que a conservação da cidade também depende da atitude de cada cidadão.

“Nosso mar e nossas lagoas são algumas das maiores riquezas de Maceió, e cuidar deles é cuidar da nossa cidade. Cada um tem sua responsabilidade. A prefeitura faz sua parte todos os dias, com os nossos garis, trabalhando na limpeza, mas manter a cidade limpa também é responsabilidade de todos. Mais importante do que retirar o lixo da praia é impedir que ele chegue até aqui. Isso começa com consciência e com o descarte correto dos resíduos”, afirmou o prefeito.

Prefeito Rodrigo Cunha participa como voluntário da coleta de resíduos em praias de Maceió. Foto: Mariel Matias/ Secom Maceió
Prefeito Rodrigo Cunha participa como voluntário da coleta de resíduos em praias de Maceió. Foto: Mariel Matias/ Secom Maceió

A ação foi realizada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Alurb, em alusão ao Dia Mundial da Limpeza de Praias, Rios e Mangues.

Durante a mobilização, Rodrigo também agradeceu aos garis que atuam diariamente na limpeza da cidade e ressaltou a importância do trabalho realizado pelas equipes.

“Quero agradecer, em nome de toda a população de Maceió, aos nossos garis, que estão todos os dias nas ruas cuidando da nossa cidade. É um trabalho essencial, muitas vezes feito longe dos olhos de quem passa, e que merece todo o nosso reconhecimento. Parabéns a cada um de vocês e muito obrigado por cuidarem de Maceió todos os dias”, disse.

Além das ações na faixa de areia, o Ecoboat também atuou no mar e nas proximidades da área utilizada pelos pescadores, retirando resíduos como parte do projeto Praia Limpa.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h