Pioneira no Nordeste, Central Única de Sepultamentos de Maceió completa um ano de funcionamento

Neste período, local realizou mais de 20 mil atendimentos presenciais e remotos

Alexandre Vieira / Ascom Sudes 17/07/2022 às 08:00
Pioneira no Nordeste, Central Única de Sepultamentos de Maceió completa um ano de funcionamento
Central Única de Sepultamentos de Maceió completa um ano de funcionamento. Foto: Ascom Sudes

Inaugurada no início do mês de julho do ano passado pela Prefeitura de Maceió, a Central Única de Sepultamentos se tornou referência para todo o nordeste na administração dos cemitérios de uma capital. Maceió se consolidou como a primeira capital da região a realizar esse serviço, atendendo da melhor forma a população em um momento tão delicado como o do luto.

Completando um ano de funcionamento, a central já registrou, neste período, cerca de 20 mil atendimentos, sendo 15.144 presenciais e 5.097 via Whatsapp. Localizado no bairro do Trapiche (confira o endereço ao final do texto), o local é responsável por unificar e otimizar assuntos referentes aos cemitérios da cidade, fazendo uma triagem e distribuindo as vagas entre os campos-santos disponíveis.

Congresso realizado em 2021 sobre as práticas positivas em cemitérios do país. Foto: Sudes
Congresso realizado em 2021 sobre as práticas positivas em cemitérios do país. Foto: Sudes

Em um congresso realizado em novembro de 2021, em Gramado, no Rio Grande do Sul, a iniciativa foi bastante prestigiada. Além de ser a primeira capital do nordeste, a cidade se tornou a pioneira, no Brasil, a agendar um sepultamento via aplicativo de mensagens.

Chrystiano Lyra, coordenador geral de Gestão de Serviços Funerários, explica que o trabalho realizado visa o bom atendimento, minimizando a dolorosa missão de sepultar um ente querido. "A Central Única de Sepultamentos tem como prioridade a agilidade e a eficiência. Acreditamos que, de certa forma, estamos ajudando as pessoas no momento do luto, com menos burocracia e um atendimento mais humanizado", disse.

Ele ainda destaca o benefício ofertado pela Prefeitura à população com a iniciativa. “Estamos acabando com a migração das famílias nos cemitérios em busca de vagas. Elas chegam à Central e já saem com tudo encaminhado para realizar o registro do óbito em cartório e com o sepultamento agendado”, completou.

Central funciona de domingo a domingo, das 8h às 17h. Foto: Ascom Sudes
Central funciona de domingo a domingo, das 8h às 17h. Foto: Ascom Sudes

Documentação necessária

Para utilizar o serviço, o cidadão deve comparecer ao local munido de documento oficial com foto, comprovante de residência e a declaração de óbito do ente querido, que é emitida pela Instituto Médico Legal (IML), pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) ou pelo próprio hospital.

Mausoléu

Para as pessoas que possuem um mausoléu em um dos cemitérios da cidade, a ida à Central de sepultamentos não é obrigatória. Nesse caso, o cidadão pode comparecer ao cemitério para a resolução do entrave.

Atendimento remoto

Além do atendimento presencial, de domingo a domingo, das 8h às 17h, o cidadão também pode entrar em contato com a Central de Sepultamentos através do WhatsApp 082 98222-7748 e solicitar guias de pagamento, agendar sepultamentos e/ou obter informações e orientações.

Endereço da Central Única de Sepultamentos

Avenida Siqueira Campos, 1897A – Trapiche da Barra

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h