Parque sustentável no Corredor Vera Arruda é revitalizado

Cerca de 200 crianças participaram de atividades recreativas no espaço de lazer

Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 13/10/2022 às 11:15
Parque sustentável no Corredor Vera Arruda é revitalizado
Parque sustentável é revitalizado no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. Foto: Ascom Sudes

Com o objetivo de transformar espaços públicos e praças da capital em locais de lazer para a comunidade, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou mais uma ação do Projeto Adote uma Praça. O local foi revitalizado e na quarta-feira (12), a garotada participou de atividades recreativas como a entrega de brindes e pintura facial para cerca de 200 crianças.

Crianças brincaram e ganharam pintura facial. Foto: Ascom Sudes
Crianças brincaram e ganharam pintura facial. Foto: Ascom Sudes

O espaço deu lugar para brinquedos novos. Foram removidos aqueles que não haviam a possibilidade de recuperação, enquanto outros equipamentos passaram por manutenção. Eles foram lixados, envernizados e todas as cordas foram trocadas para evitar acidentes. Também houve a substituição de ferragens e parafusos, além da instalação de cercas e portão.

A revitalização do parquinho no corredor Vera Arruda foi realizada pela empresa Amaru Sustentabilidade, sendo mais um dos espaços adotados pelo grupo.

“É quase uma obrigação nossa fazer a revitalização. Nós fizemos a instalação desse parque em 2018 e com o tempo e o desgaste, os brinquedos vão se degradando. Havia muitos brinquedos danificados e sem condição de uso, então resolvemos fazer essa revitalização, já que doamos esse parque, então sentimos que era quase uma obrigação nossa estar realizando a manutenção e mantendo esse espaço seguro para as crianças”, revelou o diretor da Amaru, Otávio Tavares.

Brinquedos antigos e quebrados foram substituídos. Foto: Ascom Sudes
Brinquedos antigos e quebrados foram substituídos. Foto: Ascom Sudes

Para José Queiroz, representante da Associação dos Moradores do Stella Maris, a manutenção do espaço é importante por se tratar de um local que atende não apenas os moradores como a todos da cidade.

“Esse parque recebe muita criança de instituição, turistas e crianças de outros bairros, então a importância da manutenção é por que esse espaço não é só nosso, não foi feito apenas para nós que moramos aqui, esse é um espaço para a cidade”, comentou.

Crianças brincam no parquinho revitalizado. Foto: Ascom Sudes
Crianças brincam no parquinho revitalizado. Foto: Ascom Sudes

Lazer com segurança. Essas foram as palavras usadas por Marília Melo para definir os momentos de brincadeiras com sua filha Maria Alice, 3 anos, no parque do corredor.

“Eu vejo essa manutenção como algo muito produtivo, afinal, aqui é um local onde conseguimos ter lazer com segurança. Precisamos de diversão ao ar livre e ter a oportunidade de fazer isso de forma segura e gratuita é fantástico”, frisou.

Dia de lazer com crianças e famílias no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. Foto: Ascom Sudes
Dia de lazer com crianças e famílias no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. Foto: Ascom Sudes

A empresária, Suzany Kelly, é moradora da região e revela estar muito satisfeita com a iniciativa da Prefeitura de Maceió na realização desse projeto.

“Acredito que esse seja um pontapé inicial para que outras empresas se interessem em realizar ações na praça e em outros espaços na cidade, assim, crianças poderão brincar com tranquilidade”, contou.

Foto: Ascom Sudes
Foto: Ascom Sudes

Greice Mary, avó do Juan Guilherme, 10 anos, parabeniza a Prefeitura pelo apoio aos moradores do corredor e expressa seu desejo para que outros locais sejam contemplados com o projeto.

“Ficou muito bom, a Prefeitura está de parabéns mesmo. Que essa ação se estenda por outras áreas pois aqui ficou muito bonito. O espaço ficou muito legal e é bom demais ver as crianças interagindo, principalmente após a pandemia”, revelou.

Juan Guilherme concorda com a opinião da avó, relatando ter gostado muito do local. “Esse lugar é muito legal e eu gostei desde a primeira vez que vim aqui e agora que colocaram mais brinquedos e ajeitaram os que estavam quebrados, ficou melhor ainda. Eu adorei brincar e fazer pintura facial, destacou.

Sobre o Projeto

Conservar áreas públicas existentes, construir novos espaços de lazer e promover a participação social para a melhoria da capital. Adote uma Praça é um projeto disponibilizado pela Sudes para que empresas firmem uma parceria visando a promoção de benefícios ambientais, mantendo a conservação de áreas públicas existentes, construir novos espaços de lazer e promover a participação social para a melhoria da capital.

Para aderir ao programa, o cidadão deve apresentar um projeto à Prefeitura, que será analisado e aprovado pelo setor de Manutenção de Espaços Públicos da Sudes. Além disso, o responsável deve apresentar uma carta de intenção anexada aos documentos necessários e um Plano de Trabalho, que seria uma espécie de descrição dos serviços, com as melhorias que serão feitas, incluindo valores e cronograma de manutenção.

Mais informações podem ser obtidas na sede Sudes, que fica na Rua Coronel Pedro Lima, n° 69, Jaraguá. O telefone da superintendência é o (82) 3312-5380.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h