Operação Via Bela melhora condições da Via Expressa para moradores, pedestres e condutores
Retirada de entulhos e capinação do mato reabriu espaços nas calçadas e ciclovias e garantiu outro visual à avenida
Moradora de um residencial na Avenida Menino Marcelo, a Via Expressa, na altura da entrada do Distrito Industrial, dona Maria da Glória enfrentava diariamente um problema. Ao fazer caminhada, ela dividia a pista com os carros, correndo riscos por conta da falta de espaço na calçada.
Há alguns dias, esse cenário mudou. Ela não precisa mais passar por cima de mato ou lixo para andar em segurança. É que a avenida recebeu a operação Via Bela, com 97 trabalhadores focados em promover limpeza, capinação, retirada de entulhos, limpeza de galerias e córregos, pintura de meio fio, pintura de faixas de pedestre, retirada de ferros velhos do passeio público e iluminação.
Nos 11 quilômetros de extensão da Via Expressa foram feitas melhorias, que beneficiaram pessoas como ela. "Aqui era um absurdo, o pessoal jogava restos de avícolas e o mato estava muito alto. A gente precisava andar pela pista porque não tinha calçada. Esse trabalho é muito bom para quem mora aqui, espero que a Prefeitura faça sempre", comenta.
Em toda a via, a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável retirou 249 toneladas de resíduos de todos os tipos, desde entulho de construção a material orgânico.
Além disso, oito estabelecimentos comerciais que negociam ferros-velhos foram intimados pela Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social a desobstruir a via e a calçada para abrir a passagem aos veículos e pedestres. Também foram notificados nove proprietários de placas irregulares de propaganda instaladas sem autorização.
E a Superintendência de Iluminação Pública realizou manutenção em 43 luminárias e ainda trabalha na reposição de cabos furtados ou danificados.
Maria José Gomes, que mora na região, percebeu e aprovou as mudanças. Ela vai todos os dias para o trabalho a pé, pela Via Expressa, e foi beneficiada pelas ações do Município.
"Nesse tempo de chuva, principalmente, a limpeza é muito importante pra evitar alagamentos, ajuda às galerias, que não ficam obstruídas. Limpeza é tudo", destaca.
Quem também elogiou as melhorias foi o ambulante Florisval de Santana Santos. Ele diz que já presenciou muitas vezes as pessoas parando os carros para descartar lixo no acostamento da avenida. Mas nos últimos dias, o que viu foi a coleta dos resíduos durante a operação Via Bela. "Estou muito satisfeito com o trabalho", comentou.
Por meio da Via Bela, ainda foi realizada a pintura de 25 faixas de pedestre completas e 20 receberam pintura complementar. E um total de mil prismas foram instalados ou passaram por manutenção.
A Secretaria de Infraestrutura também fez o tamponamento de um bueiro que estava aberto e oferecendo risco aos pedestres, em uma calçada em frente à saída do Conjunto Graciliano Ramos.
Próxima etapa
A partir da conclusão dos trabalhos na Via Expressa, a Prefeitura direciona os 97 trabalhadores para as vias transversais, que ligam a avenida à Durval de Góes Monteiro e à Fernandes Lima.
As próximas a receber os serviços são Avenida Belmiro Amorim (Santa Lúcia); Avenida Francisco Afonso de Melo (Santa Lúcia); Avenida Dr. Milton Hênio Netto de Gouveia (Antares), Avenida Hélio de Castro Vasconcelos (Aldebaran); Rua Camaragibe (Ouro Preto) e Avenida Rotary.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h