Operação Verão Massayó: Prefeitura inicia atividades sustentáveis na orla da capital

Além de educação ambiental, ação terá fiscalização, recolhimento de resíduos e cadastramento de ambulantes

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 05/01/2023 às 12:19
Operação Verão Massayó: Prefeitura inicia atividades sustentáveis na orla da capital
Operação Verão Massayó: Prefeitura inicia atividades sustentáveis na orla da capital. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Durante esta época do ano, quando Maceió recebe uma grande quantidade de turistas, a falta de cuidados com os resíduos gerados na orla marítima da capital aumenta. Para evitar a prática, a Prefeitura iniciou, nesta quinta-feira (5), a Operação Verão Massayó, que visa orientar de forma sustentável turistas e maceioenses que frequentam a região, além de fiscalizar e cadastrar ambulantes para que contribuam na limpeza da cidade.

A princípio, as equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) percorreram uma grande extensão do calçadão e faixa de areia da praia, conversando e orientando cidadãos que ali estavam a respeito do armazenamento do resíduo gerado e da destinação correta a ser dada posteriormente. Os servidores também fizeram a distribuição de lixocar para as pessoas.

Renato Chagas, turista que está em Maceió com sua família, avalia a ação e se diz um grande frequentador da capital devido a suas beleza naturais.

"Venho à Maceió sempre que posso, gosto muito das praias e tudo que a cidade tem a oferecer. Então, é função minha também atuar como alguém que preserva o meio ambiente e a limpeza dos locais onde visito", contou.

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, afirma que Maceió recebe muitos visitantes no verão, daí vem a necessidade de manter os pontos turísticos limpos e organizados.

"As pessoas vêm à Maceió para conhecer nossas belezas naturais, então elas têm que estar limpas e preservadas. Nesta operação iremos orientar nossos ambulantes e estabelecimentos para que façam o descarte correto do resíduo gerado. Mas, precisamos que os turistas também façam sua parte, então eles fazem parte do processo e do objetivo que a ação tentará alcançar", disse.

O coordenador geral de fiscalização da Sudes, Chrystiano Lyra, diz que a supervisão de estabelecimentos será reforçada. "Não podemos ter comércios que ofertam algum tipo de lixo descartado de forma irregular em locais inadequados. Temos um Código de Limpeza Urbana que deve ser seguido e nosso trabalho será esse, fiscalizar e, ao mesmo tempo, educar para que isso não ocorra".

Outros secretarias também irão fazer parte da Operação Verão Massayó. De acordo com Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária, durante o Verão Massayó, o órgão atuará na fiscalização de diversos estabelecimentos e ambulantes que atuam na orla da capital, visando garantir a saúde sanitária de toda a população.

“Nosso trabalho é fiscalizar e orientar ambulantes, restaurantes, lanchonetes. Essa ação têm caráter educativo e vamos observar junto a esses comerciantes questões como higienização, manipulação e armazenamento de alimentos com o objetivo de evitar surtos alimentares na população por conta de locais que não estejam obedecendo as normas sanitárias”.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) também estará atuando nas orientações sustentáveis, principalmente para os ambulantes. Segundo Geraldo Castro, diretor do Convívio Social do órgão, o papel das equipes de fiscalização da secretaria é orientá-los e conscientizá-los.

“A ação, inicialmente proposta pela Sudes, tem como foco a limpeza da orla de Maceió. A gestão atual tem investido bastante na preservação das nossas praias. Sabemos que as regras de convivência existem e precisam ser seguidas, este é o nosso maior objetivo com a ação. A Semscs está trabalhando com o foco maior nos alvarás de autorização, verificando se todos os ambulantes estão autorizados para trabalharem e orientando sobre a importância dos cuidados com a limpeza dos materiais. Além disso, também estamos conscientizando a população sobre os cuidados com a limpeza da praia, que é muito importante”, destacou o diretor.

As atividades de educação ambiental, fiscalização, distribuição de sacolas e cadastramentos de ambulantes devem ocorrer até a próxima terça-feira (10), quando serão encerradas com um mutirão de limpeza na faixa de areia das praias da capital.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h