Oficina de pipas supera expectativa e atrai mais de 500 participantes no Mirante Santa Amélia
Crianças de todas as idades compareceram ao local para brincar em família neste sábado (29)
O encontro de pipas embelezou o céu durante a tarde deste sábado (29) no Mirante Natural Lagoa Mundaú, localizado no bairro Santa Amélia, parte alta de Maceió. O evento "Um Céu de Pipas" fez tanto sucesso que superou todas as expectativas dos organizadores. Em vez de 200 crianças e adolescentes, compareceram ao local mais de 500. A diversão foi garantida para todo mundo.
Os brinquedos foram feitos com material reaproveitado das podas de coqueiros da Orla Marítima e sacolas plásticas, além de papel, cola e cordão adquiridos pelo Município. A estrutura das pipas foi montada com antecedência e, no Mirante, os jovens oficineiros tiveram que se desdobrar para atender a garotada.
Edileuza Helena levou a filha Hanna Helena, de quatro anos, para soltar pipa pela primeira vez. Ela convidou a sobrinha e duas amigas. Animada, disse que já virou frequentadora do Mirante. “Aqui é muito lindo, é o pico da Santa Amélia. Maceió é linda. Venham conhecer. Já vim mil vezes, antes do balanço, e depois, ficou maravilhoso. A Prefeitura está de parabéns, quem projetou isso aqui merece nota mil”, exaltou.
Para fazer as pipas, educadores ambientais da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável fizeram os talos e a rabiola com material reaproveitado. Jovens moradores da Orla Lagunar, selecionados pela Secretaria de Assistência Social, montaram o esqueleto do brinquedo com o material adquirido pela Secretaria Municipal de Educação. E hoje, os participantes finalizaram as pipas e aprenderam, com quem entende, a empinar.
Cristiane dos Santos foi uma das pessoas que compareceram ao local e saiu com gostinho de quero mais. “É a primeira vez que a gente vê um evento desses, e é muito bom para as crianças. Muitas que nem conhecem o Mirante, nem sabiam que existiam esses encontros. Espero que tenham mais vezes, mais tardes de lazer com a população”, afirmou.
Quem também curtiu o encontro foi Ana Laura, que comemorou neste sábado seu aniversário de oito anos. Ela aproveitou a paisagem natural e a decoração das pipas para fazer um divertido piquenique. “Eu já tinha vindo uma vez aqui e gostei muito. Por isso, hoje, estou comemorando meu aniversário”, revelou.
Ocupação dos espaços públicos
É a primeira vez que Maceió realiza um evento de lazer nesse molde, e a intenção do Município é repetir a proposta em outros espaços públicos.
“Superou as nossas expectativas e, por sorte, tínhamos reservas de pipas. A área ficou repleta de famílias, todas entusiasmadas com a ação recreativa diferente e que nunca tinha acontecido. Vamos sim propor outros momentos, não apenas no Mirante, mas potencializando outros espaços que possam receber esse tipo de atividade na cidade”, comemorou o gerente da Zeladoria Municipal, Fábio Palmeira.
Para o secretário de Educação, Elder Maia, a oficina de pipas que foi aberta ao público é uma oportunidade de proporcionar à população um momento de diversão, integração e inclusão. Ele aproveitou e levou a filha para brincar.
“É uma ideia formidável do prefeito JHC, que atraiu crianças das mais diferentes idades, com seus pais e mães. Foi um dia de festa e muita alegria, e que reforça o senso de integração, diversão, arte, educação, inclusão e bem-estar. A população de Maceió vive um novo momento, de experimentar e viver a cidade, curtir essa experiência com o meio ambiente, por meio de uma brincadeira tão lúdica e divertida que ultrapassa gerações”, ressaltou.
A tarde de sábado não foi só de diversão. O Mirante tem atraído pequenos empreendedores, que viram no movimento gerado no local, uma possibilidade de ganhar dinheiro.
Allane Grazielly, moradora da região, agora vende lanches para os frequentadores do ponto turístico. “Quando lançaram o balanço, eu já frequentava aqui, mas decidi vir com minha vizinha para ganhar uma renda extra. Foi uma iniciativa maravilhosa da Prefeitura, porque era um local pouco valorizado. Agora, todo final de semana a gente vem e tem dado certo. Espero que o Município continue criando esses espaços para que outras pessoas possam empreender e ganhar uma renda extra”, afirmou.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h