Moradores do Benedito Bentes recebem atendimentos do Brota na Grota
Serviços foram oferecidos no Conjunto Jorge Quintela
A região do conjunto Jorge Quintela, localizada no bairro Benedito Bentes, amanheceu movimentada nesta sexta-feira (24). O motivo foi o Brota na Grota, o maior programa de inclusão social do Brasil, que estava na porta dos moradores, levando atendimentos dos mais variados para toda a comunidade.
Foram oferecidos serviços de saúde, com marcação de consultas e exames com o Pronto! Vacinação, clínico geral, fisioterapia, teste rápido, aferição de pressão arterial; veterinário, com castração e vacinas para os pets. A edição também contou com atendimentos do Bolsa Família, BPC, cartão do idoso, cartão VAMU, entre outras iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida da população.
As mulheres receberam corte e chapinha para os cabelos e a criançada se divertiu com os brinquedos recicláveis e a pintura facial oferecidos pela Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), futmesa, pula-pula, futebol de sabão, piscina de bolinha e dama gigante.
Atendimento humanizado
Um dos moradores mais antigos do conjunto Jorge Quintela, Carlos Roberto dos Santos, 65 anos, levou seu gato para ser vacinado e se surpreendeu com a qualidade dos atendimentos do Brota na Grota e com o entusiasmo dos servidores da Prefeitura de Maceió.
Além de participar dos atendimentos, o morador aproveitou para vender flaus durante o evento e faturar para complementar sua renda. “Para mim é fundamental uma ação dessa. Nunca tinha visto nada parecido antes. Vocês são dez! A obra da Prefeitura de Maceió está aí", comentou.
Gisele Aparecida da Silva, 40 anos, contou que era motorista de aplicativo e teve que vender o carro. A moradora aproveitou a oportunidade para resolver uma pendência fiscal com o atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) na porta de sua casa.
“Precisei cancelar o meu MEI para poder conseguir receber o Bolsa Família. Esse atendimento é bom para a população. Muitas crianças, muitas famílias foram atendidas. o que facilita muito a vida das pessoas, sendo muito eficiente”, ressaltou.
Os atendimentos da Equatorial também estiveram disponíveis nesta edição do Brota na Grota. Os moradores contaram com o cadastro de tarifa social e descontos para baixa renda, nova ligação de energia, negociação de débitos, troca de titularidade, troca de data de vencimento, troca de lâmpadas, além de informações educacionais sobre os riscos e acidentes.
Para fazer a troca de lâmpada, é necessário levar o talão de energia, para constar o endereço da troca, e é necessário que seja uma lâmpada antiga que consuma mais energia, como a incandescente ou fluorescente, trocadas pelas de LED, que são mais econômicas.
Dona Girleyde Oliveira, 61 anos, precisou resolver uma pendência com a Equatorial e teve seu problema solucionado. “Não estava vindo boleto de energia, por isso vim hoje aqui pra resolver. É a primeira vez que eu vi algo assim, está ótimo, atende bem. Tem que continuar sempre, tem que ter, o povo precisa”, revelou.
Quem soube aproveitar bem o Brota na Grota pertinho de casa foi a Dona Josefa Josete Lima, 64 anos, que foi fazer sua carteira do idoso, marcar exames com o sistema Pronto! e se consultar com o clínico geral e ainda se vacinar contra a gripe. “Atendimento ótimo. Se trouxessem mais vezes, seria melhor ainda. Aqui é mais rápido”, disse.
Diversidade
O Brota na Grota ainda contou com a participação da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/AL, que levou atendimento jurídico e psicológico para a comunidade LGBT+. “Fazemos tanto o acompanhamento psicossocial e orientamos, para questões jurídicas direcionadas, como dúvidas sobre retificação de nome e gênero, sobre direitos adquiridos pela população LGBT+, que muitas pessoas não compreendem que já possuem. E casos de homofobia e transfobia que damos orientação específica”, comentou a vice-presidente da comissão, Dra. Luz Vasques.
Brota na Grota
O Brota na Grota é organizado pela Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras (Segov) com o objetivo de aproximar a Prefeitura de Maceió dos moradores das regiões mais vulneráveis da capital alagoana.
As ações para os moradores do Conjunto Jorge Quintela contaram com os atendimentos do Procon Maceió, das secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação, Desenvolvimento Habitacional, Bem Estar Animal, Juventude e Lazer e do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).
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