Maceió vai ganhar "Rua Aberta" na orla da Lagoa Mundaú, no Vergel

Espaço de lazer vai levar qualidade de vida para moradores da região Sul de Maceió

Deborah Freire/Secom Maceió 29/03/2022 às 18:58
Maceió vai ganhar "Rua Aberta" na orla da Lagoa Mundaú, no Vergel
"Rua Aberta" na Lagoa Mundaú leva opção de lazer à comunidade. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Um trecho de 800 metros da avenida principal da orla da Lagoa Mundaú, no Vergel do Lago, será transformado em um parque lagunar, com brinquedos, ciclovia, grama e areia da praia, em um espaço integrado semelhante ao da “Rua Aberta”, na Ponta Verde.

O local foi interditado permanentemente para o trânsito, com estacas de madeira e corda, e já começou a receber os primeiros brinquedos nesta terça-feira (29), após passar por revitalização. Serão cinco brinquedos de madeira, como gangorra, escorrega e balanço, integrados por uma pintura artística no asfalto para criar o novo ambiente de lazer.

A proposta é levar à periferia um equipamento público e gratuito de lazer e proporcionar mais interação dos moradores com o lugar em que vivem.

“A Prefeitura, por meio da Zeladoria, da Seminfra, da Sudes, da SMTT, resolveram desenvolver esse trabalho de um espaço fechado, onde as crianças e as famílias poderão ter acesso à lagoa. É mais uma alternativa de espaço de lazer em contato com essa região da cidade que passa por essa grande transformação social e ambiental”, ressaltou o gerente da Zeladoria Municipal, Fábio Palmeira, um dos envolvidos no projeto.

A Rua Aberta da Lagoa fica ao lado do residencial Parque da Lagoa, onde são construídos 56 prédios para abrigar 1.700 famílias. Além delas, moradores de toda a região lagunar poderão desfrutar do espaço.

Mardoqueu (esquerda), o primo Andriel (camisa verde) e os amigos aproveitam novo espaço. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió
Mardoqueu (esquerda), o primo Andriel (camisa verde) e os amigos aproveitam novo espaço. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Os primos, Mardoqueu e Andriel Oliveira, já aproveitam com os amigos e aprovam as mudanças. Eles contam que antes o espaço tinha muito lixo e pedra, mas agora com a grama podem jogar futebol.

Revitalização

Antes da implantação do parque lagunar, a área passou por limpeza, reformas na calçada e ciclovia, recebeu novo asfalto, melhorias no canteiro com aplicação de grama e areia da praia, reforço na iluminação e outros serviços.

De acordo com o gerente da Orla Lagunar, Carlos Fragoso, foram retiradas cerca de 10 toneladas de lixo do local durante os trabalhos que duraram cerca de 20 dias.

Gerente da Orla diz que foram retiradas cerca de 10 toneladas de lixo da região. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió
Gerente da Orla diz que foram retiradas cerca de 10 toneladas de lixo da região. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Essa é a quarta etapa do projeto “Eu Amo a Lagoa”, que é realizada de forma simultânea à segunda e terceira etapas, onde serão reformadas três quadras esportivas e criadas mais duas áreas de convivência. Atualmente, as áreas passam por limpeza, reposição de meio-fio, pintura de faixas e de ciclovia e outros serviços. Na primeira etapa, foi instalado um balanço gigante de madeira e um parquinho sustentável.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h