Limpeza na praia da Avenida retira 700 toneladas de lixo da foz do Salgadinho

Redação 12/04/2021 às 17:47
Limpeza na praia da Avenida retira 700 toneladas de lixo da foz do Salgadinho

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) continua realizando os serviços de limpeza dos locais que sofreram as consequências das fortes chuvas deste final de semana

Como exemplo, as equipes retiraram, somente no domingo (11) e nesta segunda, 700 toneladas de resíduos da Praia da Avenida. Esse material é proveniente de descartes irregulares feitos por toda cidade e chega até as praias através do Riacho Salgadinho.

Agentes tiram 700 toneladas de lixo da praia da Avenida. Fotos: Itawi Albuquerque

Para Robert Wagner, assessor especial da Sudes, é necessário mais consciência da população. “No meio dos resíduos encontrados na praia nós vemos muitas garrafas pets, móveis inservíveis, coisas que não deveriam ser jogadas dessa forma. A Prefeitura oferece os Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para que o cidadão descarte seu reciclável, oferta a Coleta de Volumosos, onde o cidadão tem seu material inservível recolhido em sua residência. Então, consideramos isso falta de consciência ambiental da população”, concluiu Wagner.

Além da limpeza, a Sudes continua fazendo um trabalho preventivo de poda de árvores e atendendo a chamadas de emergências para os casos de árvores que caem nas ruas e praças.

No final de semana, a Diretoria de Arborização, em parceria com os Bombeiros, recolheu duas árvores – uma no Terminal do Colina e outra no bairro do Jacintinho – que haviam cedido. Outro ponto que recebe atenção é a orla, onde os coqueiros são podados diariamente.

“Seguimos podando os coqueiros diariamente a fim de evitar acidentes com as pessoas que passam no local. Ademais, estamos mapeando os pontos mais críticos da cidade para fazer podas. Com essas ações, nós evitamos que desastres aconteçam, deixando o cidadão mais seguro e facilitando nosso trabalho”, disse Aerson Mendonça, diretor de Operações do órgão

Para solicitar a poda de árvore ou a coleta de volumosos, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Monitoramento da Sudes através do 0800 082 2600 ou whatsapp 9802-4834, enviando fotos ou vídeos do local.

Alexandre Vieira / Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h