Início do inverno: Prefeitura intensifica limpeza de canais como medida preventiva

Redação 21/06/2021 às 13:20
Início do inverno: Prefeitura intensifica limpeza de canais como medida preventiva

Durante o período chuvoso, moradores sofrem com transbordamentos

Com o início do inverno nesta seguna-feira (21), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), intensificou a limpeza de canais na capital. A ação tem o objetivo de diminuir os transtornos causados pelo transbordamento dessas valetas durante o período chuvoso. Desde janeiro, já foram retiradas mais de mil toneladas de materiais desses locais.

Com o uso de máquinas, os mais de 30 agentes responsáveis pelos serviços farão a retirada do barro alojado no decorrer dos canais, que impede o escoamento correto das águas pluviais. Além disso, farão o recolhimento de resíduos provenientes do descarte irregular nas regiões, feitos pelos próprios moradores.

Execução de desassoreamento. Foto: Ascom Sudes
Execução de desassoreamento. Foto: Ascom Sudes

“Todos os dias, temos uma programação de limpeza desses córregos. Com a nova estação, ampliaremos o serviço para impedir que, durante as chuvas, esses canais transbordem e levem dificuldades para o cidadão que reside às margens”, explicou o superintendente da Sudes, Ivens Peixoto.

A previsão é que, até o fim do inverno, em setembro deste ano, mais de 600 toneladas de sedimentos sejam retiradas dos canais.

Profissionais fazem a limpeza de canal em Riacho Doce. Foto: Ascom Sudes
Profissionais fazem a limpeza de canal em Riacho Doce. Foto: Ascom Sudes

“Nós iremos manter esse serviço de forma intensa, pois sabemos as dificuldades que os moradores enfrentam no período de chuva. Além disso, em nossa programação, estamos incluindo os locais mais necessitados e pretendemos atingir positivamente toda a cidade”, completou o superintendente.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h