Estudantes participam de atividades de educação ambiental
Projeto Escola Alerta também é voltado para a saúde da comunidade escolar de instituições públicas da capital
O Projeto Escola Alerta é uma iniciativa voltada para a educação ambiental e a saúde de professores e estudantes de instituições públicas da capital. A ação visa o enfrentamento de um problema que afeta a comunidade escolar, tanto no período chuvoso quanto no verão, para combater os casos e focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, nas localidades em que as unidades de ensino estão situadas.
Sendo assim, nesta quarta-feira (6), a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) visitou a Escola Municipal Pedro Barbosa Junior, em Cruz das Almas, levando atividades e orientações a respeito do descarte correto de resíduos.
Servidores da Alurb foram nas salas de aula para desenvolver ações educativas de enfrentamento ao Aedes Aegypti, explicando como evitar que focos de dengue sejam criados através do descarte irregular de lixo. Além disso, os alunos participaram de uma oficina de brinquedos sustentáveis.
A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Alurb, Kedyna Tavares, explicou que o trabalho em conjunto fortalece a luta contra a doença. "Muitas vezes, o próprio resíduo gerado pela instituição acaba virando um foco de dengue durante o verão. Então, é de extrema importância que as pessoas responsáveis pela escola sejam os primeiros a atuarem de forma correta, evitando a propagação de algo sério", disse.
O Projeto vai continuar acontecendo periodicamente em outras instituições mapeadas pela Prefeitura de Maceió, a partir das necessidades da comunidade escolar, cujas unidades de ensino serão visitadas para receber a iniciativa.
"A continuidade destas ações são essenciais para informar e sensibilizar a comunidade escolar da importância da adoção de práticas sustentáveis e da manutenção dos ambientes escolares livres da dengue", concluiu a diretora.
Além da Alurb, também participam das atividades a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que coordena o projeto.
Recicla Maceió
Outro local que recebeu ações de educação ambiental foi o Conjunto Joaquim Leão, no Vergel do Lago. Na região, as ações foram voltadas para a reciclagem. Além dos educadores da Alurb, cooperados da CoopMundaú, cooperativa responsável pela coleta seletiva na área, também participou. O principal objetivo era informar sobre a separação desses resíduos e o serviço que atende o conjunto.
Morador do bairro há 6 anos, Mauro Wanderley conta que aprendeu como separar e dar a destinação correta para os recicláveis. "Vivendo e aprendendo. Agora que seremos atendidos pela coleta seletiva, estou aprendendo como devo fazer a minha parte e entregar tudo corretamente para o pessoal da cooperativa", revelou.
"Nossa intenção é fazer com que o máximo de pessoas de Maceió façam a adesão à coleta seletiva. Esse ano, tivemos uma grande ampliação, de 16 para 50 mil residências, e esse locais que ainda não recebiam o serviço estão sendo atendidos para que a população que reside neles conheçam e aprendam a respeito da reciclagem", contou a diretora.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h