Estações de hidratação refrescam verão de maceioenses e turistas
Equipamentos instalados em pontos estratégicos fornecem água filtrada, gelada e reduzem o uso de plástico
Maceió conta com cinco estações de hidratação espalhadas em pontos estratégicos da capital (confira locais ao final do texto). A iniciativa da gestão municipal traz mais comodidade para os maceioenses e turistas que circulam na região. O equipamento oferece água filtrada e gelada e tem um sistema de jatos de ar-frio para refrescar a população, além de possuir um lugar exclusivo para matar a sede dos animais de estimação.
Funcionando desde o verão de 2025, a primeira estação foi instalada na orla marítima, localizada entre o Kanoa e o Lopana. Mariana Melo aproveitou para se refrescar, enquanto passeava com os filhos. Ela comemorou a iniciativa. “É maravilhoso, especialmente para quem tem filhos e pets. A gente saiu de casa sem dinheiro, sem nada, somente com as garrafinhas de água e esse bebedouro ficou super acessível. A Prefeitura de Maceió está de parabéns”, disse.
As outras quatro estações foram instaladas recentemente pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) na arena do Conjunto Medeiros Neto, na Praça do Osman Loureiro, no Parque do Centenário e no Benedito Bentes, mediante o sucesso visto com o primeiro equipamento e devido ao impacto positivo no meio ambiente, ajudando a reduzir o uso de garrafas plásticas.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, destacou que o equipamento traz soluções inovadoras, que contam pontos para o meio ambiente. "Sempre estamos monitorando novidades para o desenvolvimento sustentável de Maceió. A estação proporciona uma experiência de hidratação acessível, segura e, principalmente, sustentável em espaços públicos. Com isso, visamos diminuir a utilização de garrafas plásticas e criar uma conscientização em relação ao tema. As estações trazem bem-estar, tecnologia e responsabilidade ambiental, promovendo uma transformação nos hábitos dos cidadãos", afirmou.
As estações de hidratação ocupam apenas um metro quadrado e não atrapalham a circulação de pessoas nos locais onde foram instaladas. O equipamento possui um sistema de aquecimento e refrigeração que entrega um litro de água gelada (5º a 7ºC) ou quente (80º a 85ºC) por minuto.
As máquinas também são monitoradas em tempo real, fornecendo dados sobre o consumo de água e a quantidade de garrafas plásticas economizadas. Para que não haja desperdício, um sistema inteligente interrompe o fluxo de água a cada 30 segundos de utilização.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h