Espaços públicos de Maceió receberam 12 mil mudas de árvores nativas em 2023
Trabalho realizado pela Autarquia de Limpeza Urbana superou em 100% o número de mudas plantadas no ano anterior
Maior conforto térmico, redução da poluição atmosférica e aumento da umidade relativa do ar são alguns dos benefícios que a arborização oferece para a população. Dessa forma, buscando proliferar essas vantagens, a Prefeitura de Maceió realizou, em 2023, o plantio de 12 mil mudas de árvores nativas em praças, vias e espaços públicos de diversos bairros da capital.
A presença dos corredores verdes na cidade, como se observa em grandes avenidas, além de melhorar o aspecto estético, tem função de minimizar as ilhas de calor, fornecer sombra para a população, diminuir a intensidade das pragas urbanas, mantendo o abrigo e habitat para pássaros e para os insetos polinizadores.
De acordo com a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), o processo de plantio de mudas tem um caráter psicológico, ao incentivar bons sentimentos como equilíbrio e harmonia em meio ao perímetro urbano. Não há um bairro ou área específica na capital que tenha recebido maior quantidade de mudas.
Em Maceió, a preferência é por plantas nativas, de forma que a chance de sucesso aumenta e o impacto ambiental é mais positivo. Entre as espécies mais usadas estão, por exemplo, os ipês (Tabebuia serratifolia - amarelo, roxo e rosa), Craibeiras (Tabebuia aurea), Oitis (Moquileia Tomentosa), Aroeiras (Schinus terebinthifolius Raddi), Palmeiras (Phoenix roebelenii), Acácias Imperiais (Cassia fistula) e o Paus-Brasil (Paubrasilia enchinata).
Karine Gabriela, diretora de arborização urbana da Alurb e bióloga por formação, afirma que o plantio de mudas traz um retorno importante não só para à comunidade mas também para todo o meio ambiente.
"A arborização traz muitos benefícios para a saúde dos moradores, além de melhorar a estética dos locais. O plantio de árvores é essencial para reduzir a quantidade de gás carbônico liberados por indústrias e veículos automotores, aumentando a presença de oxigênio e melhorando a respiração das pessoas", disse.
Os principais locais escolhidos pela Prefeitura para receberam a arborização são os pontos crônicos de descarte irregular de lixo. Geralmente, áreas públicas que são usadas como reservatório de resíduos domiciliares, móveis inservíveis, restos de poda e de construção civil despejados incorretamente pela própria população. Dessa forma, o Município vem transformando regiões sem vida e os devolvendo à população como locais sustentáveis.
"As plantas são capazes de transformar a vida das pessoas. Com essa substituição, do lixo pelas árvores, a população ganha novos hábitos positivos e uma responsabilidade com o meio ambiente", completou a diretora.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h