Equipamento usado pela Prefeitura limpa sargaço sem agredir o meio ambiente

Método correto de manejo preserva a função ecológica do sargaço; trabalho é similar ao realizado em praias dos Estados Unidos e México

Alexandre Vieira/Ascom Alurb 28/07/2023 às 10:19
Equipamento usado pela Prefeitura limpa sargaço sem agredir o meio ambiente
Prefeitura de Maceió utiliza equipamento para limpar sargaço sem ofender o meio ambiente. Foto: Allan César/Secom Maceió

O sargaço possui uma função de destaque na natureza, servindo de alimento, abrigo e habitat a inúmeras espécies marinhas. Dando importância a isso, desde o início da semana, a Prefeitura de Maceió está utilizando nas praias da capital um equipamento responsável por limpar o sargaço da faixa de areia sem ofender o meio ambiente, trazendo também benefícios para a cidade.

O novo método de tratar o sargaço nas praias, posto em prática pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), aumenta a vida útil do aterro sanitário de Maceió. Com esse método, o equipamento enterra o sargaço de volta na areia, fazendo com que ela mantenha sua função ecológica. Com isso, uma grande quantidade de material deixa de ser deslocada para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR).

Foto: Allan César/Secom Maceió
Foto: Allan César/Secom Maceió

Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, destaca a preservação consequente da correta manipulação do sargaço.

"A função da limpeza urbana também passa pela preservação do meio ambiente. Sabemos da importante função do sargaço para o ecossistema e, ao mesmo tempo, reduzimos a quantidade de material encaminhada ao aterro da cidade", disse.

O procedimento, que aqui em Maceió funciona em um trator com o equipamento responsável acoplado, é similar ao realizado nos Estado Unidos e México, nas praias de Miami e do Caribe. Nestes locais, entre março e outubro, as praias são ocupadas por sargaço malcheiroso, que libera odor de ovo podre ao entrar em processo de decomposição.

"Apesar de essenciais para os animais marinhos, existem alguns problemas com o mau cheiro. Por isso, iniciamos o procedimento de enterrar, mantendo a limpeza e a beleza natural e afastando as adversidades das pessoas que frequentam as praias", completou Teófilo.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h