Educação Ambiental já chegou a mais de 20 mil pessoas

Em quatro meses de projeto, Desenvolvimento Sustentável visitou 16 comunidades da capital

Alexandre Vieira/Ascom ALURB 30/05/2023 às 11:30
Educação Ambiental já chegou a mais de 20 mil pessoas
Educação Ambiental: mais de 20 mil pessoas receberam orientações através do Brota na Grota. Foto: Secom Maceió

Lançado no final do mês de janeiro deste ano, o projeto Brota na Grota, maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, tem levado diversos serviços da Prefeitura de Maceió para comunidades da capital. Uma das atividades é a educação ambiental, desenvolvida pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), que já atingiu mais de 20 mil cidadãos pelos locais onde passou.

Ao todo, já são 16 grotas visitadas pelo órgão. Além das equipes de educação ambiental passando de porta em porta, a Autarquia também realiza a coleta de resíduos descartados de forma irregular, poda de árvores e a revitalização de espaços públicos com plantio de mudas e reutilização de pneus. No estande instalado nas comunidades, a ALURB oferta também a exposição de animais taxidermizados (empalhados) e pintura facial para divertir as crianças.

Crianças se divertem em estande com animais taxidermizados. Foto: Secom Maceió
Crianças se divertem em estande com animais taxidermizados. Foto: Secom Maceió

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da ALURB, explica que as orientações ambientais contribuem para a preservação das localidades.

"Realizando a educação ambiental, nós trazemos a população para o lado do poder público. Pois, não adianta nós mantermos as grotas limpas, organizadas, se os moradores não tiverem a consciência de que o lixo descartado de forma irregular traz diversos malefícios para eles", disse.

Moradora fica feliz com atividade realizada. Foto: Secom Maceió
Moradora fica feliz com atividade realizada. Foto: Secom Maceió

Cristiane Silva, uma das beneficiadas com as ações da ALURB, revelou que nunca havia visto uma série de atividades sendo realizadas na grota que reside.

"Isso é uma novidade para mim. Acredito que para a maioria das pessoas que residem nas grotas também seja. É muito bom ver essa mobilização da Prefeitura. A educação ambiental é ótima, que traz vários ensinamentos sobre o lixo e nos ajuda a ter uma vida melhor", contou.

Durante esta semana, os servidores da ALURB estão atuando na Grota da Princesa, no Benedito Bentes. Na próxima semana, o Brota na Grota continuará no Biu, mas dessa vez no Conjunto Frei Damião, na Grota Gerado Bulhões.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h