Educação ambiental beneficia moradores de quatro bairros da capital esta semana

Equipes visitaram o Clima Bom, Jatiúca, Serraria e São Jorge levando orientações sustentáveis

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 15/07/2022 às 10:40
Educação ambiental beneficia moradores de quatro bairros da capital esta semana
Educação ambiental realizada pela Sudes beneficia moradores de quatro bairros da capital. Foto: Ascom Sudes

Em uma atividade iniciada na última segunda (11) e concluída nesta sexta-feira (15), as equipes de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) visitaram os bairros do Clima Bom, Jatiúca, Serraria e São Jorge, além do Conjunto Village Campestre levando, de porta em porta, orientações sobre o descarte correto de resíduos e preservação de suas regiões. Ao todo, cerca de mil cidadãos foram orientados.

Moradores e comerciantes receberam orientações. Foto: Ascom Sudes
Moradores e comerciantes receberam orientações. Foto: Ascom Sudes

No bairro do Clima Bom, além da educação ambiental, servidores da Sudes e jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital, realizaram também a manutenção de uma praça que havia sido vandalizada por moradores da área, tendo algumas árvores arrancadas e lixo descartado de forma irregular.

Mais de 30 mudas foram plantadas no local. Foto: Ascom Sudes
Mais de 30 mudas foram plantadas no local. Foto: Ascom Sudes

No local, com a ajuda de moradores do entorno, foram plantadas oito mudas de Ipê, uma muda de Goiabeira e 30 mudas ornamentais.

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, participou da ação no Clima Bom e falou sobre a importância de práticas positivas. "Essas equipes fazem um grande trabalho visitando os bairros, explicando diversas coisas para os cidadãos e trazendo ele para o lado do poder público na luta que é preservar o meio ambiente e deixar Maceió limpa. Iremos percorrer outros bairros fazendo o mesmo serviço e levando ações que beneficiem a natureza", afirmou.

Moradores da região também participaram da atividade. Foto: Ascom Sudes
Moradores da região também participaram da atividade. Foto: Ascom Sudes

Diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares aponta a falta de consciência ambiental como uma das dificuldades na limpeza da cidade.

"Ainda é muito comum o descarte irregular de resíduos sólidos em áreas públicas, mesmo com os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Nossa função é informar e formar cidadãos melhores, que se conscientizem em relação a preservação do seu bairro e, consequentemente, da sua cidade", disse.

Local havia sido vandalizado por moradores. Foto: Ascom Sudes
Local havia sido vandalizado por moradores. Foto: Ascom Sudes

Seja um fiscal

Para participar ativamente da manutenção da limpeza da cidade, a população pode ajudar denunciando o descarte irregular feito em sua região e solicitar que a educação ambiental da Superintendência faça uma atividade no bairro através do 0800 082 2600, pelo número 156 ou enviando fotos e vídeos no WhatsApp 98802-4834, de segunda a sexta, das 08 às 17h.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h