Dia Nacional do Baobá é celebrado com o plantio do espécime no bairro Benedito Bentes

Árvore é nativa do continente africano e representa a luta dos negros no Brasil

Alexandre Vieira/Ascom Alurb 19/06/2023 às 12:55
Dia Nacional do Baobá é celebrado com o plantio do espécime no bairro Benedito Bentes
Dia Nacional do Baobá é celebrado com o plantio do espécime no Benedito Bentes. Foto: Ascom Alurb

Para celebrar o Dia Nacional do Baobá, comemorado nesta segunda-feira (19), a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em parceria com o Observatório de Políticas para a Igualdade Racial, realizou o plantio de uma muda da árvore, no bairro do Benedito Bentes, visando manter a continuidade do espécime na natureza.

O exemplar, cujo nome científico é Adansonia Digitata, é nativo do continente africano e representa a luta dos negros no Brasil. O Baobá é uma árvore de grande porte, com traços marcantes e pode atingir até 25 metros de altura, com até 11 metros de diâmetro. No Brasil, a árvore simboliza a luta e a resistência da população negra no País.

Devido à aparência dos galhos, que se assemelham com raízes, a árvore também pode ter vida longa, ou seja, existir por milhares de anos. Uma curiosidade é que seu tronco é capaz de armazenar cerca de 100 mil litros de água.

Nesta segunda (19) é celebrado o Dia Nacional do BAobá. Foto: Ascom ALURB
Nesta segunda (19) é celebrado o Dia Nacional do BAobá. Foto: Ascom ALURB

A diretora de arborização e áreas verdes, Karine Gabriela, fala da expectativa em relação ao espécime para a cidade de Maceió.

"É mais um Baobá que plantamos, visando manter a continuidade do espécime na natureza. Maceió já possui alguns Baobás mapeados por nós, que recebem cuidados especiais. É uma árvore com bastante significado e que deve ser preservada. Por isso, temos novos projetos, com parceiros, para ampliar os números e a conservação", afirma.

Com a árvore plantada hoje, Maceió agora possui oito exemplares que podem ser encontrados em outros quatros locais: Praça do Skate, Praça da Faculdade, Parque da Mulher e no Corredor Vera Arruda.

Baobá simboliza luta dos negros no Brasil. Foto: Ascom Alurb
Baobá simboliza luta dos negros no Brasil. Foto: Ascom Alurb

A coordenadora do Observatório Estadual de Políticas para a Igualdade Racial, Arísia Barros, explica a importância do plantio do espécime numa data tão significativa.

"Neste dia de celebração é ótimo saber que conseguimos pôr mais um Baobá na nossa cidade. A árvore colocada aqui no Benedito Bentes vai ressignificar a história desse espaço, contribuindo não só com o meio ambiente, mas para plantar a diversidade", diz.

Antes do plantio, a área, que era ponto de descarte irregular, recebeu serviços de limpeza, como capinação, varrição e recolhimento de resíduos, realizado pelo setor de áreas públicas da Alurb. Durante a atividade, a equipe de educação ambiental também atuou, de porta em porta, orientando os cidadãos de como cuidar do espaço e do Baobá.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h