Dia do Gari: amor pela profissão é origem de história vivida por servidor da Prefeitura de Maceió

Na capital alagoana, mais de mil garis são responsáveis por manter o bem-estar e a saúde da população ao manter as áreas públicas limpas

Alexandre Vieira/Ascom ALURB 16/05/2023 às 08:00
Dia do Gari: amor pela profissão é origem de história vivida por servidor da Prefeitura de Maceió
Dia do Gari: amor pela profissão é origem de história extraordinária vivida por servidor da Prefeitura de Maceió. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

O recolhimento dos resíduos domiciliares, a limpeza das ruas, das praças e espaços públicos em geral garantem bem-estar para a população. Mas tudo isso somente é possível porque existem os agentes de limpeza, garis e margaridas, profissionais que dedicam suas vidas a esse serviço essencial. Nesta terça-feira (16) eles são homenageados pelo Dia do Gari.

Um desses profissionais é o servidor da Prefeitura de Maceió, José Virgílio da Silva. Atualmente trabalhando de forma interna no Ecoponto Dique Estrada, Vírgílio é gari há 22 anos. Destes, 17 foram dedicados a coleta domiciliar da capital. A partir da licitação para a terceirização do recolhimento, os servidores que atuavam na área foram deslocados para outras setores.

No tempo que ainda atuava nas ruas, fazendo o percurso na carroceria do caminhão coletor e recolhendo as sacolas depositadas pelos cidadãos de porta em porta, Virgílio demonstrava todo o entusiasmo e carinho pelo trabalho exercido. "É muito gratificante ser gari. Eu acho um trabalho bem divertido. Você corre na chuva, no sol, vê pessoas. As vezes eu sonho que estou coletando com alguns amigos que já se aposentaram ou morreram e sinto uma grande saudade", contou.

Todo esse amor pela profissão deu origem a uma história extraordinária. Virgílio conta que, ao viajar para aproveitar suas férias no Rio de Janeiro, atuou como gari, de forma voluntária, na cidade maravilhosa.

"Quando eu viajei para a casa de uma prima, em Nova Iguaçu, fiz amizade com o pessoal que coletava na rua dela. Aí, longe de casa, com saudade de coletar, eu visitei o aterro sanitário do Rio de Janeiro, fui até a empresa responsável pelo serviço e comecei a coletar de forma voluntária. Todos foram muito legais comigo e até hoje sentem saudade de mim", lembrou.

José Virgílio reforça que considera a profissão digna, importante para o funcionamento perfeito da cidade. Ademais, pede que os cidadãos valorizem o trabalho realizado pelos garis e completa deixando uma mensagem para seus parceiros nesta data especial. "Desejo que tenham fé em Deus, que trabalhem com amor, pois é uma profissão gratificante e quando é feita com amor, é muito divertida. Façam tudo com carinho, como eu fazia, e tudo vai dar certo. Um abraço e feliz dia do gari para todos".

Na capital, o trabalho dos garis é coordenado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), que mantém ações diárias em toda a cidade em relação ao manejo e coleta dos resíduos em áreas públicas, por meio da atuação de profissionais das empresas que prestam serviços à Prefeitura. O diretor-presidente do órgão, Moacir Teófilo, destaca que o Dia do Gari, além de homenagear os profissionais, é uma data fundamental para conscientização em relação ao respeito ao trabalhador e também sobre a responsabilidade do cidadão com a limpeza urbana.

“Temos equipes todos os dias nas ruas, das primeiras horas até o fim do dia. É lamentável ver certas situações, como um container completamente vazio enquanto o seu entorno está tomado por resíduos, pelo simples fato que o cidadão não se deu ao trabalho de colocar o saco no lugar certo, jogou no chão, adotando uma praticidade desrespeitosa. É prazeroso ver a garra e satisfação com que esses garis e margaridas vão às ruas. São homens e mulheres que não são invisíveis e merecem todo o nosso reconhecimento pelo cuidado com Maceió. Mais do que isso, eles são fonte de inspiração àqueles que, infelizmente, ainda não aprenderam que a limpeza urbana não é somente responsabilidade do poder público, mas sim de toda a sociedade”, disse.

Em Maceió, atualmente, são mais de 1000 garis, homens e mulheres, pais e mães de família. De segunda a sábado estão nas ruas com um único objetivo: manter a cidade mais bonita para todos. Por isso, a Prefeitura de Maceió reconhece e valoriza a atuação de cada profissional que trabalha garantindo uma cidade cada vez melhor para se viver.

"Uma das formas de homenagear os garis não somente nesta data, mas o ano inteiro, é realizar o descarte adequado e colaborar com o serviço que é mantido pelos profissionais diariamente. A limpeza urbana é dever do poder público, mas uma responsabilidade de todo cidadão", completa Teófilo.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h