Desenvolvimento Sustentável revitaliza antigo ponto de lixo no Vale do Reginaldo

Arborização no local teve a participação dos alunos de escola municipal da região

Alexandre Vieira e Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 21/09/2022 às 11:18
Desenvolvimento Sustentável revitaliza antigo ponto de lixo no Vale do Reginaldo
Desenvolvimento Sustentável revitaliza antigo ponto de lixo no Vale do Reginaldo. Foto: Ascom Sudes

Desde a última semana, educadores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estavam atuando no Vale do Reginaldo, no bairro do Poço, na transformação de um antigo ponto de lixo da região em um local mais sustentável. Nesta quarta-feira (21), a atividade foi concluída com a arborização da área em parceria com as crianças da Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa.

Os alunos realizaram o plantio de mudas ornamentais da espécie Espada de São Jorge e cinco árvores nativas em pneus reutilizados como caqueiras. Além disso, os próprios educadores fizeram uma pintura no muro da região, melhorando a aparência e transformando a área em um cenário para fotos.

Crianças ajudaram no plantio de mudas. Foto: Ascom Sudes
Crianças ajudaram no plantio de mudas. Foto: Ascom Sudes

De acordo com Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, a atividade tinha o objetivo de ensinar as crianças sobre as árvores e como preservá-las.

"Quando as crianças aprendem desde pequenas como plantar uma árvore, como cuidar dela, seus benefícios, elas se tornam adultos melhores. Por isso, sempre estamos recrutando os pequeninos para participar das nossas revitalizações, fazendo com que eles sintam que tem participação naquela melhoria para seu bairro", disse.

Comunidade aprovou a ação realizada. Foto: Ascom Sudes
Comunidade aprovou a ação realizada. Foto: Ascom Sudes

Carlos Eduardo, gerente de zeladoria do município, que atua fazendo a ponte entre a comunidade do Vale do Reginaldo e a Prefeitura, revela que o local se encontrava em situação crítica.

"Esse local era cheio de lixo, urubus e muitos porcos. Ainda servia de ponto para uso de droga e todo tipo de coisa ruim. A população precisava desse espaço e hoje, além da comunidade, as crianças da escola estão ajudando a deixar o lugar bonito, organizado e prometeram manter e cuidar das plantas", revelou.

Alunos prometeram manter o local sempre limpo e preservado. Foto: Ascom Sudes
Alunos prometeram manter o local sempre limpo e preservado. Foto: Ascom Sudes

Diogo Weslley, de 12 anos, aluno da Escola Municipal Professora Maria José Carrascosa, diz que o aprendizado adquirido com os profissionais da Sudes será levado para sempre. "Foi muito legal poder plantar com meus colegas e aprender sobre as árvores e como cuidar delas. A gente gostou muito da pracinha e vamos sempre vir botar água nas plantinhas e brincar nos brinquedos", contou o menino.

O Dia da Árvore foi comemorado com o plantio de diversas mudas. Foto: Ascom Sudes
O Dia da Árvore foi comemorado com o plantio de diversas mudas. Foto: Ascom Sudes

A diretora de arborização e áreas verdes da Sudes, Karine Gabriela, explica que a ideia foi comemorar o o Dia da Árvore, ofertando o plantio de mudas para as crianças.

"É uma data muito importante, pois tem como foco a conscientização das pessoas sobre a importância desse recurso natural tão valioso para todos e do porquê preservá-lo. As árvores estão em nosso cotidiano nos trazendo benefícios: aumentam a umidade do ar, amenizando a temperatura, também produzem oxigênio essencial para nós, fornecem sombra, servem de abrigo para animais e tem as que nos fornecem alimentos. Portanto, são essenciais para a sobrevivência do ser humano", afirma.

Anteriormente, local era ponto de lixo. Foto: Ascom Sudes
Anteriormente, local era ponto de lixo. Foto: Ascom Sudes

Anteriormente, a Sudes retirava, semanalmente, cerca de 10 toneladas de lixo do local. Além disso, a área era ponto de encontro para a venda de drogas e criadouro de porcos. Agora, as crianças da região podem usufruir de uma área de lazer arborizada e com brinquedos disponíveis para que fiquem longe dos perigos presenciados.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h