Desenvolvimento Sustentável registra aumento de 43% de visitantes ao Parque Municipal em 2022

Comparação é feita com o ano anterior, onde foram registradas 23 mil pessoas aproveitando a reserva ambiental

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 04/02/2023 às 08:30
Desenvolvimento Sustentável registra aumento de 43% de visitantes ao Parque Municipal em 2022
Desenvolvimento Sustentável registra um aumento de 43% no total de visitantes em 2022. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Opção perfeita para um dia de lazer com a família, por ser um espaço ideal para atividades físicas, recreativas, lúdicas e culturais, o Parque Municipal de Maceió registrou, em todo o ano de 2022, o total de 40.101 visitantes. O número é 43% maior comparado a 2021, quando a reserva recebeu cerca de 23 mil pessoas que puderam aproveitar as dependências do local para curtir a natureza.

Além das atividades, uma boa pedida para quem vai ao parque são as grandes trilhas guiadas e os tradicionais piqueniques. A Unidade de Conservação é uma reserva de Mata Atlântica com mais de 80 hectares de área em pleno território urbano da capital. O espaço fica no bairro Bebedouro e é administrado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

Um dos locais que chamam a atenção dos visitantes é o Projeto Livros Livres. Nele, crianças e adultos têm a oportunidade de fazer diferentes leituras enquanto desfrutam de um passeio em meio à natureza. Além de ler no parque, é possível levar um exemplar para casa. O local guarda mais de 400 exemplares de diversos temas para várias idades.

Para Rafaela Brito, o número registrado é expressivo, mas poderia ser ainda maior. "Este ano que passou nos trouxe algumas dificuldades durante os meses de junho e julho, quando a chuva prejudicou estruturas nossas. Sendo assim, o número de pessoas que nos visitaram a reserva, tendo o contato com a paz que a natureza proporciona, vendo a fauna e flora, poderia ser maior", disse.

Para maior comodidade dos visitantes, placas informativas sobre trilhas e curiosidades sobre a Unidade de Conservação estão instaladas. O totem Eu Amo Maceió é uma ótima opção para fazer um registro e compõe um dos pontos mais visitados do parque: o Lago dos Jacarés.

Pensando na mobilidade das pessoas com deficiência ou dificuldades de locomoção, a Sudes disponibiliza veículos que facilitam a acessibilidade até as áreas comuns da Unidade de Conservação.

"É importante que venham conhecer o parque e tudo que ele oferta para o bem estar das pessoas, principalmente as crianças. Quando elas vêm, ficam encantadas e isso com certeza pode influenciar positivamente no futuro delas, tornando-as adultos mais responsáveis com o meio ambiente”, completou Rafaela.

Agendamento de visitas

Instituições têm a possibilidade de agendar a visita para que recebam o acompanhamento de guias, colaboradores do Parque, na realização das trilhas e atividades. Para isso, basta entrar em contato através do email parquesdemaceio@gmail.com ou pelo Whatsapp 98801-3651, preencher o formulário e aguardar o retorno da solicitação.

Endereço e funcionamento

Rua Marquês de Abrantes, s/n - Bebedouro - 57018-655;

Terça a Domingo, das 08 às 16h.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h