Desenvolvimento Sustentável realiza ações do Projeto Recicla Maceió
Iniciativa é desenvolvida durante toda a semana nos bairros da cidade com recolhimento de materiais e orientações sobre coleta seletiva
Nesta sexta-feira (1º), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) encerrou a semana de ações do projeto Recicla Maceió, campanha idealizada para divulgar e ampliar a coleta seletiva porta a porta na capital.
Desde a última segunda-feira (28), o órgão recolheu mais de 350 kg de materiais recicláveis entre papelão, aparelhos eletrônicos, garrafas de vidro e garrafas pet, beneficiando cerca de três mil moradores.
A atividade mobilizou a população, ao levar orientações sobre educação ambiental até os moradores das áreas atendidas pela coleta seletiva, bem como informar as condições para uso dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), tipos de materiais a serem descartados e os dias de coleta.
A coordenadora de Supervisão de Cooperativas e Recicláveis, Virgínia Lucena, explicou a importância do trabalho que a Sudes tem feito para envolver a população e partilhar a responsabilidade de cada um dentro do processo.
“Nossa intenção é evitar os descartes irregulares de forma geral, uma vez que também conscientizamos o serviço de limpeza urbana, envolvendo a população para partilhar a responsabilidade por um ambiente mais limpo, o que proporciona a população uma lugar melhor de se viver” , disse a coordenadora.
O órgão fez a instalação de um stand em pontos estratégicos nos bairros Benedito Bentes, Riacho Doce e Antares. Nestes locais, os moradores levaram objetivos recicláveis para o descarte correto.
Na ocasião, as equipes de educação ambiental da superintendência, jovens aprendizes na Viambiental, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte alta da cidade, orientaram os moradores e transeuntes do entorno dos locais sobre o descarte correto do seu resíduo e o uso do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) instalado mais próximo da localidade.
Para o recolhimento dos materiais, a Sudes teve o apoio dos colaboradores da Cooprel Benedito Bentes, da Coopvila, da Cooplum e da Cooprel Antares, cooperativas que trabalham em parceria com a Prefeitura e são responsáveis pela coleta seletiva na cidade.
A Presidente da Associação dos Moradores do Loteamento Monte Verde (Antares), que conta com cerca de 300 imóveis entre casas e prédios, Maria Francisca, parabeniza a iniciativa da Prefeitura. Ela fala sobre a importância da educação ambiental para os moradores da região.
"Eu acredito que se nós todos formos educados haverá uma enorme mudança. Parabenizo a Prefeitura e estou admirando muito o trabalho que está sendo feito nessa gestão. É um trabalho muito bonito de conscientização, que é algo extremamente importante para a preservação e bem comum", afirmou.
Os moradores foram informados sobre a Coleta de Volumosos, serviço ofertado pela Sudes para o recolhimento de móveis inseríveis. A solicitação é feita pelo canal de atendimento da superintendência por aplicativo de mensagem. Veja os números da Central de Monitoramento no final da matéria.
A moradora do Benedito Bentes, Marcia Brito, revelou a satisfação em saber desse serviço realizado pela Prefeitura.
"É bom por que a gente não coloca na porta e evita de criar bagunça, bicho e não gera sujeira e desorganização para o nosso bairro", comentou.
Para solicitar a Coleta de Volumosos ou se informar a respeito da Coleta Seletiva porta a porta, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Monitoramento Sudes, através do 0800 082 2600 ou WhatsApp (82) 98802-4834.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h