Desenvolvimento Sustentável realiza ações do Projeto Recicla Maceió

Iniciativa é desenvolvida durante toda a semana nos bairros da cidade com recolhimento de materiais e orientações sobre coleta seletiva

Alexandre Vieira e Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 01/04/2022 às 18:36
Desenvolvimento Sustentável realiza ações do Projeto Recicla Maceió
Desenvolvimento Sustentável realiza ações do Projeto Recicla Maceió. Foto: Ascom Sudes

Nesta sexta-feira (1º), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) encerrou a semana de ações do projeto Recicla Maceió, campanha idealizada para divulgar e ampliar a coleta seletiva porta a porta na capital.

Desde a última segunda-feira (28), o órgão recolheu mais de 350 kg de materiais recicláveis entre papelão, aparelhos eletrônicos, garrafas de vidro e garrafas pet, beneficiando cerca de três mil moradores.

A atividade mobilizou a população, ao levar orientações sobre educação ambiental até os moradores das áreas atendidas pela coleta seletiva, bem como informar as condições para uso dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), tipos de materiais a serem descartados e os dias de coleta.

Moradores dos bairros receberam orientações sobre coleta seletiva. Foto: Ascom Sudes
Moradores dos bairros receberam orientações sobre coleta seletiva. Foto: Ascom Sudes

A coordenadora de Supervisão de Cooperativas e Recicláveis, Virgínia Lucena, explicou a importância do trabalho que a Sudes tem feito para envolver a população e partilhar a responsabilidade de cada um dentro do processo.

“Nossa intenção é evitar os descartes irregulares de forma geral, uma vez que também conscientizamos o serviço de limpeza urbana, envolvendo a população para partilhar a responsabilidade por um ambiente mais limpo, o que proporciona a população uma lugar melhor de se viver” , disse a coordenadora.

Ação recolheu mais de 350 kg de materiais recicláveis. Foto: Ascom Sudes
Ação recolheu mais de 350 kg de materiais recicláveis. Foto: Ascom Sudes

O órgão fez a instalação de um stand em pontos estratégicos nos bairros Benedito Bentes, Riacho Doce e Antares. Nestes locais, os moradores levaram objetivos recicláveis para o descarte correto.

Na ocasião, as equipes de educação ambiental da superintendência, jovens aprendizes na Viambiental, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte alta da cidade, orientaram os moradores e transeuntes do entorno dos locais sobre o descarte correto do seu resíduo e o uso do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) instalado mais próximo da localidade.

Para o recolhimento dos materiais, a Sudes teve o apoio dos colaboradores da Cooprel Benedito Bentes, da Coopvila, da Cooplum e da Cooprel Antares, cooperativas que trabalham em parceria com a Prefeitura e são responsáveis pela coleta seletiva na cidade.

Sudes teve o apoio dos colaboradores de cooperativas parceiras. Foto: Ascom Sudes
Sudes teve o apoio dos colaboradores de cooperativas parceiras. Foto: Ascom Sudes

A Presidente da Associação dos Moradores do Loteamento Monte Verde (Antares), que conta com cerca de 300 imóveis entre casas e prédios, Maria Francisca, parabeniza a iniciativa da Prefeitura. Ela fala sobre a importância da educação ambiental para os moradores da região.

"Eu acredito que se nós todos formos educados haverá uma enorme mudança. Parabenizo a Prefeitura e estou admirando muito o trabalho que está sendo feito nessa gestão. É um trabalho muito bonito de conscientização, que é algo extremamente importante para a preservação e bem comum", afirmou.

Os moradores foram informados sobre a Coleta de Volumosos, serviço ofertado pela Sudes para o recolhimento de móveis inseríveis. A solicitação é feita pelo canal de atendimento da superintendência por aplicativo de mensagem. Veja os números da Central de Monitoramento no final da matéria.

Moradores contribuíram descartando de forma correta seus recicláveis. Foto: Ascom Sudes
Moradores contribuíram descartando de forma correta seus recicláveis. Foto: Ascom Sudes

A moradora do Benedito Bentes, Marcia Brito, revelou a satisfação em saber desse serviço realizado pela Prefeitura.

"É bom por que a gente não coloca na porta e evita de criar bagunça, bicho e não gera sujeira e desorganização para o nosso bairro", comentou.

Para solicitar a Coleta de Volumosos ou se informar a respeito da Coleta Seletiva porta a porta, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Monitoramento Sudes, através do 0800 082 2600 ou WhatsApp (82) 98802-4834.

Ação foi realizada durante esta semana em três bairros da capital. Foto: Ascom Sudes
Ação foi realizada durante esta semana em três bairros da capital. Foto: Ascom Sudes
ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h