Desenvolvimento Sustentável participa de ações do Projeto Escola Alerta

Iniciativa é voltada para a educação ambiental e saúde de professores e alunos de instituições públicas da capital

Alexandre Vieira/Ascom Alurb 23/11/2023 às 14:57
Desenvolvimento Sustentável participa de ações do Projeto Escola Alerta
Desenvolvimento Sustentável participa de ações do Projeto Escola Alerta. Foto: Cristalya Tavares/Ascom Alurb

O Projeto Escola Alerta é uma iniciativa voltada para a educação ambiental e a saúde de professores e estudantes de instituições públicas da capital. A ação visa o enfrentamento de um problema que afeta a comunidade escolar, tanto no período chuvoso quanto no verão, para combater os casos e focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, nas localidades em que as unidades de ensino estão situadas.

Sendo assim, nos dias 22 e 23 de novembro, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) visitou a creche Nilda dos Santos Silva, no bairro da Chã da Jaqueira, levando atividades e orientações a respeito do descarte correto de resíduos.

Ações educativas com alunos da creche. Foto: Cristalya Tavares/Ascom Alurb
Ações educativas com alunos da creche. Foto: Cristalya Tavares/Ascom Alurb

Servidores da Alurb foram nas salas de aula para desenvolver ações educativas de enfrentamento ao Aedes Aegypti, explicando como evitar que focos de dengue sejam criados através do descarte irregular de lixo. Além disso, os alunos participaram de uma oficina de brinquedos sustentáveis.

A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Alurb, Kedyna Tavares, explicou que o trabalho em conjunto fortalece a luta contra a doença. "Muitas vezes, o próprio resíduo gerado pela instituição acaba virando um foco de dengue durante o verão. Então, é de extrema importância que as pessoas responsáveis pela escola sejam os primeiros a atuarem de forma correta, evitando a propagação de algo sério", disse.

Ação continuada será levada para outras unidades de ensino municipais. Foto: Cristalya Tavares/Ascom Alurb
Ação continuada será levada para outras unidades de ensino municipais. Foto: Cristalya Tavares/Ascom Alurb

O Projeto vai continuar acontecendo durante as próximas quartas-feiras, em outras instituições, mapeadas pela Prefeitura de Maceió, a partir das necessidades da comunidade escolar, que serão visitadas para receber a iniciativa. "A continuidade destas ações são essenciais para informar e sensibilizar a comunidade escolar da importância da adoção de práticas sustentáveis e da manutenção dos ambientes escolares livres da dengue", concluiu a diretora.

Além da Alurb, também participam das atividades a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h