Desenvolvimento Sustentável orienta mais de 2 mil maceioenses com ações de Educação Ambiental

Durante toda a semana, equipes da Sudes percorreram bairros da capital para levar orientações e cuidados com o meio ambiente

Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 15/10/2022 às 16:27
Desenvolvimento Sustentável orienta mais de 2 mil maceioenses com ações de Educação Ambiental
Desenvolvimento Sustentável orienta mais de 2 mil maceioenses com ações de Educação Ambiental. Foto: Ascom Sudes

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) enviou equipes para realizar ações de educação ambiental nos bairros de Riacho Doce, Pajuçara, Centro, Farol, Jatiúca, Cidade Universitária e Clima Bom. As atividades, que tem por objetivo levar orientações sobre cuidados com o meio ambiente, se iniciaram na última segunda-feira (09) e se encerraram na tarde da última sexta-feira (14), beneficiando mais de 2 mil maceioenses.

A iniciativa orientou os cidadãos sobre os equipamentos públicos disponibilizados pelo órgão para o descarte correto, coleta domiciliar, descarte de volumosos e sobre os malefícios causados pelo despejo inadequado do lixo.

Servidores e jovens aprendizes participaram da ação. Foto: Ascom Sudes
Servidores e jovens aprendizes participaram da ação. Foto: Ascom Sudes

Participaram da atividade 20 educadores, integrantes do quadro de servidores da Superintendência e jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas encarregadas pela coleta domiciliar da capital. Os grupos se dividiram entre os bairros, levando orientações aos moradores e comerciantes.

Moradores foram orientados. Foto: Ascom Sudes
Moradores foram orientados. Foto: Ascom Sudes

A moradora, Maria da Glória, já tinha o costume de separar o lixo, mas revela que não conhecia o serviço de coleta de volumosos.

“É muito importante para a comunidade estar passando essa informação. Eu, por exemplo, sabia sobre a coleta do papelão, mas não sabia que tinha esse serviço de coleta de móveis e objetos grandes”, revelou.

Residentes pretendem aderir aos serviços da Prefeitura. Foto: Ascom Sudes
Residentes pretendem aderir aos serviços da Prefeitura. Foto: Ascom Sudes

Morador do Clima Bom há 19 anos, Antonio Marcondes, contou que já presenciou diversos descartes irregulares. "Eu sempre passo aqui na frente e vejo os funcionários das lojas jogando lixo no canteiro, é um absurdo. Espero que agora eles tenham consciência", disse ele.

Para a diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares uma das maiores dificuldades na limpeza da cidade é a falta de consciência ambiental da população.

"Ainda é muito comum o descarte irregular de resíduos sólidos em áreas públicas, mesmo com os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Nossa função é informar e formar cidadãos melhores, que se conscientizem em relação a preservação do seu bairro e, consequentemente, da sua cidade", disse.

Ações são realizadas em diversos bairros da capital. Foto: Ascom Sudes
Ações são realizadas em diversos bairros da capital. Foto: Ascom Sudes

Seja um fiscal

Para participar ativamente da manutenção da limpeza da cidade, a população pode ajudar denunciando o descarte irregular feito em sua região e solicitar que a educação ambiental da Superintendência faça uma atividade no bairro através do 0800 082 2600, pelo número 156 ou enviando fotos e vídeos no WhatsApp 98802-4834, de segunda a sexta, das 08 às 17h.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h