Desenvolvimento Sustentável orienta carroceiros em ações de Educação Ambiental

Durante toda a semana, equipes da Sudes percorreram bairros da capital levando orientações e cuidados com o meio ambiente para mais de 4 mil pessoas

Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 05/11/2022 às 16:14
Desenvolvimento Sustentável orienta carroceiros em ações de Educação Ambiental
Desenvolvimento Sustentável orienta carroceiros em ações de Educação Ambiental. Foto: Ascom Sudes

Com o objetivo de levar orientações sobre cuidados com o meio ambiente, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) enviou equipes para realizar ações de educação ambiental nos bairros de Ponta Verde, Jatiúca, Jacintinho, Pontal, Feitosa, Pajuçara, Canaã e Jacarecica. As atividades iniciaram na última segunda-feira (31) e se encerraram nessa sexta-feira (04), beneficiando mais de 4 mil maceioenses.

A iniciativa tinha como foco orientar carroceiros que trabalham na capital fazendo o transporte ou recolhimento de resíduos, além de orientar sobre a preservação da vegetação de restinga da praia, que estava sendo retirada da área costeira para alimentar o animal, prática que caracteriza-se crime de acordo com a Lei 12.651 de maio de 2012.

Carroceiros foram orientados. Foto: Ascom Sudes
Carroceiros foram orientados. Foto: Ascom Sudes

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais, diz a importância da ação. "As plantas que compõem a restinga são as únicas espécies nativas que resistem à salinidade do mar e ajudam a impedir o avanço da maré para os centros urbanos e ainda permitem a formação de dunas se transformando em barreiras ao avanço do mar".

Além disso, a vegetação que compõe a restinga é um ecossistema de enorme importância por abrigar espécies ameaçadas de extinção, além de ter ocorrência de plantas medicinais ou para consumo.

Participaram da atividade 20 educadores, integrantes do quadro de servidores da Superintendência e jovens aprendizes da Locar e Naturalle, empresas encarregadas pela coleta domiciliar da capital. Os grupos se dividiram entre os bairros, levando orientações aos moradores e comerciantes sobre os equipamentos públicos disponibilizados pelo órgão para o descarte correto de resíduos, coleta domiciliar, descarte de volumosos e sobre os malefícios causados pelo despejo inadequado do lixo.

Moradores devem contribuir com as ações ambientais. Foto: Ascom Sudes
Moradores devem contribuir com as ações ambientais. Foto: Ascom Sudes

A moradora do bairro da Pajuçara, Adriana Oliveira, entrou em contato com a prefeitura através das redes sociais para pedir ajuda com o descarte irregular que vinha acontecendo na região da Praça Lions.

"A praça está passando por reformas, e, por conta disso, moradores de rua, carroceiros e moradores dos prédios aproveitam para jogar lixo e entulho no meio da praça deixando tudo muito bagunçado e sujo", revelou.

Situação parecida acontece no bairro do Canaã onde existe o descarte irregular de móveis, resíduos e entulhos.

Foto: Ascom Sudes
Foto: Ascom Sudes

Para Nelvani Araújo, comerciante local, a cidade se torna um lugar melhor para se morar com a ajuda das ações de Educação Ambiental realizadas pela Prefeitura.

"A gente não pode negar que a cada vez que a Prefeitura vem aqui e conversa com os moradores, a situação melhora bastante. É um avanço constante, por isso é importante que essas visitas continuem acontecendo, não só aqui como em toda Maceió. Eu acredito que dessa forma será possível transformar nossa cidade em um lugar muito melhor para se morar.", disse ela.

Kedyna Tavares reforça os equipamentos disponibilizados pela prefeitura e que contribuem para que a cidade esteja melhor.

"Ainda é muito comum o descarte irregular de resíduos sólidos em áreas públicas, mesmo com os serviços disponibilizados pela Prefeitura. Nossa função é informar e formar cidadãos melhores, que se conscientizem em relação a preservação do seu bairro e, consequentemente, da sua cidade", disse.

Seja um fiscal

Para participar ativamente da manutenção da limpeza da cidade, a população pode ajudar denunciando o descarte irregular e solicitar que a educação ambiental da Superintendência faça uma atividade no bairro através do 0800 082 2600. A solicitação também pode ser feita pelo número 156 ou enviando fotos e vídeos no WhatsApp 98802-4834, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h