Desenvolvimento Sustentável intensifica serviços de limpeza na Praia da Avenida

As equipes responsáveis pela manutenção da área atuam durante todo o dia

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 25/04/2023 às 09:18
Desenvolvimento Sustentável intensifica serviços de limpeza na Praia da Avenida
Desenvolvimento Sustentável intensifica serviços de limpeza na Praia da Avenida. Foto: Secom Maceió

Com a chegada do período chuvoso e as chuvas registradas no início desta semana, a quantidade de resíduos nas praias e detritos na Praia da Avenida aumentaram de forma significativa. Com isso, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) intensificou o serviço de limpeza na região.

O objetivo da ação é evitar transtornos à população e ao meio ambiente. Nesse sentido, com o uso de tratores, caçambas e uma pá carregadeira, mais de 15 homens trabalham para fazer a retirada dos resíduos na areia. As equipes responsáveis pela manutenção da área atuam durante todo o dia, alternando em turnos, impedindo o acúmulo de lixo.

De acordo com Moacir Teófilo, superintendente da Sudes, a população deve ajudar no controle desses materiais.

“Muitos desses resíduos são provenientes de descartes irregulares feitos por empresas e pela população. Nós pedimos que o cidadão faça a reciclagem, utilize os equipamentos que a Prefeitura disponibiliza e se atente aos dias e horários da coleta domiciliar, pondo seu resíduo para o recolhimento apenas nesse itinerário. Do contrário, continuaremos enfrentando esse problema durante o período de chuvas”, disse.

O descarte de resíduos em vias públicas, áreas verdes e córregos é uma irregularidade passível de multa, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana. A legislação estabelece valores que vão de R$ 120,00 a R$ 30 mil de acordo com a gravidade do caso. As multas são válidas para cidadãos e empresas flagrados.

Para consultar os dias e horários que a coleta domiciliar passa em sua região, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Monitoramento da Sudes através do 0800 082 2600, pelo 156 ou via Whatsapp no 9 8802-4834. Se preferir, o cidadão por verificar no site da Prefeitura, na página da Sudes, e baixar o arquivo com as informações.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h