Desenvolvimento Sustentável instala Ponto de Entrega Voluntária no bairro do Antares

A instalação do equipamento é importante para o incentivo à prática da reciclagem

Amanda Lima (estagiária)/Ascom Sudes 05/12/2022 às 09:37
Desenvolvimento Sustentável instala Ponto de Entrega Voluntária no bairro do Antares
Desenvolvimento Sustentável instala Ponto de Entrega Voluntária no bairro do Antares. Foto: Ascom Sudes

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou, neste final de semana, a entrega de mais um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) em Maceió, desta vez no bairro do Antares. Os equipamentos estão situados nas principais praças e avenidas da cidade, destinados a receber resíduos do cidadão que coopera com a coleta seletiva.

Além da instalação do PEV, servidores da Sudes, jovens aprendizes da Naturalle e da Locar, empresas responsáveis pela coleta regular da capital, e colaboradores da Cooprel Antares, cooperativa que faz a coleta seletiva na região, passaram de porta em porta recolhendo materiais recicláveis e passando orientações aos moradores.

O morador Saulo André, responsável por entrar em contato com a Prefeitura para solicitar a instalação de um PEV, conta que já realizava a coleta mas sentia dificuldade por não ter um ponto próximo a sua casa. "Eu já fazia a separação do meu lixo, mas percebi que os outros moradores não tinham esse estímulo por não ter um ponto tão próximo. Então, entrei no portal do cidadão e fiz um requerimento ali mesmo, sem precisar sair de casa. Em poucos dias entraram em contato comigo e hoje já estão aqui. Foi algo muito rápido", revela.

Não é a primeira vez que Saulo busca as ações da Prefeitura para realizar melhorias no seu bairro. Ele conta que já vinha utilizando dos serviços disponíveis pelo órgão e que esse foi mais um suporte conquistado para a sua comunidade. "É, o pessoal aqui brinca dizendo que eu sou o líder comunitário, mas tudo o que eu quero é fazer a minha parte e ter um lugar organizado para morar", completou.

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, ressalta a importância de praticar a reciclagem e reforça a responsabilidade da população neste processo.

“Nós queremos o cidadão ao nosso lado na luta pela limpeza da cidade. Por isso existem os PEVs, instalados em diversos bairros. Para que possamos contar com a ajuda dos moradores. A reciclagem faz parte da educação ambiental e na medida em que sensibilizamos a comunidade sobre o problema do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo, conseguimos nos aproximar do nosso objetivo”, completou.

Para José Apolinário, com a instalação do ponto, os outros moradores terão um incentivo maior para a realização da coleta.

"O pessoal da Prefeitura já vinha passando aqui e explicado para a gente como separar nosso lixo. Mas o lugar de descarte era um pouco longe e confesso que às vezes a gente tinha preguiça. Com esse ponto aqui perto não vai ter desculpa e tenho certeza que os vizinhos vão participar mais", contou.

Os cidadãos que contribuíram entregando seu reciclável no estande instalado pela Sudes na região receberam de brinde uma muda de árvore nativa para que possam contribuir ainda mais com o meio ambiente.

Os resíduos dos PEVs são recolhidos pelas quatro cooperativas que prestam serviço para o Município, que são: Cooprel Benedito Bentes, Cooprel Antares, Coopvila e Cooplum.

Confira o que pode ser entregue na coleta seletiva:

Papel: folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, formulários de computador, cartolinas, cartões, envelopes, rascunhos escritos; fotocópias, folhetos, impressos em geral, Tetra Pak.

Metal: latas de alumínio, latas de aço (óleo, sardinha, molho de tomate), ferragens, canos, esquadrias, arame.

Vidro: potes de vidro, copos, garrafas, embalagens de molho, frascos de vidro.

Plástico: tampas, potes de alimentos, PET, garrafas de água mineral, recipientes de limpeza, PVC, sacos plásticos, brinquedos, baldes.

Morador do bairro, Saulo afirma que o PEV foi solicitado por ele em contato com a Prefeitura. Foto: Ascom Sudes
Morador do bairro, Saulo afirma que o PEV foi solicitado por ele em contato com a Prefeitura. Foto: Ascom Sudes
José Apolinário comemora a instalação do equipamento em sua região. Foto: Ascom Sudes
José Apolinário comemora a instalação do equipamento em sua região. Foto: Ascom Sudes
ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h