Desenvolvimento Sustentável inicia planejamento das ações para o período chuvoso

Com a proximidade da temporada de chuvas, órgão se prepara para ampliar serviços de prevenção

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 14/03/2023 às 13:05
Desenvolvimento Sustentável inicia planejamento das ações para o período chuvoso
Desenvolvimento Sustentável inicia planejamento das ações para o período chuvoso. Foto: Ascom Sudes

Com a aproximação do período chuvoso e as chuvas em dias esporádicos registradas na capital, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) já iniciou o planejamento para ampliar serviços essenciais, que amenizam os transtornos causados pelas águas pluviais, como a limpeza de canais, poda e supressão de árvores.

Em 2022, a Sudes já realizou trabalhos preventivos, como o desassoreamento do Riacho do Silva, localizado em Bebedouro, mapeado como um dos pontos mais críticos em relação ao período chuvoso. foram retirados do local mais de 200 toneladas de detritos. Além dele, mais outros quatros canais da capital foram limpos.

Outro trabalho que é intensificado, antes e durante o período chuvoso, é a poda de árvores. Seguindo uma programação diária, a Sudes prioriza as principais ruas e avenidas que possuem exemplares de grande porte, com o objetivo de evitar transtornos e acidentes com pedestres e motoristas. Além disto, grotas e encostas são priorizadas, pois correm ameaças durante esta época.

O superintendente da Sudes, Ronaldo Farias, afirmou que o órgão trabalha diariamente nestas atividades, mas enxerga a necessidade de intensificar e ampliar os serviços.

"O trabalho de prevenção começa muito antes. As chuvas irão chegar com mais força agora, mas nossos serviços já estão sendo executados diariamente. De fato, iremos ampliar as atividades para que nada saia do nosso controle. Dessa forma, iremos minimizar os impactos causados ao cidadão maceioense", explicou.

Fale com a Sudes

Caso o cidadão deseje solicitar uma poda de árvore, o recolhimento de um resíduo que possa causar entupimento de vias pluviais ou a limpeza de um canal em seu bairro, deve entrar em contato através do 0800 082 2600 ou Whatsapp (82) 98802-4834, enviando foto ou vídeo da solicitação. Além disso, é necessário informar o endereço completo com ponto de referência, para facilitar a localização da ocorrência.

"Temos um canal aberto para que a população possa entrar em contato conosco e contribuir com a nossa atuação, nos mostrando onde há algum problema não identificado ou alguma sugestão de onde podemos atuar. É importante que, neste período, o cidadão ande lado a lado com a Prefeitura", completou Farias.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h