Desenvolvimento Sustentável inicia nova etapa de aplicação de grama na Rota do Mar

Desde janeiro de 2022, já foram plantadas mais de 300 árvores nativas e ornamentais no canteiro da via

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 26/08/2022 às 10:06
Desenvolvimento Sustentável inicia nova etapa de aplicação de grama na Rota do Mar
Desenvolvimento Sustentável inicia nova etapa de aplicação de grama na Rota do Mar. Foto: Ascom Sudes

Nesta sexta-feira (26) iniciou mais uma etapa de aplicação de grama no canteiro da Rota do Mar, via que liga o Benedito Bentes ao bairro de Guaxuma. Os serviços de arborização acontecem na região desde janeiro deste ano. Neste período, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) realizou o plantio de mais de 300 árvores nativas e ornamentais. Ao final do serviço, a previsão é que toda a extensão do canteiro comporte mais de 1.200 mudas.

Para a aplicação da grama, o órgão está utilizando uma técnica chamada hidrossemeadura, que promove a revegetação do solo através da aplicação hidromecânica de uma massa pastosa composta por fertilizantes, sementes, camada protetora, adesivos e matéria orgânica. O traço característico é determinado pelas necessidades de nutrição da vegetação a ser introduzida, como é o caso da grama. Nessa etapa, serão implantados cerca de 40 mil metros quadrados durante os próximos dias.

Aplicação da hidrossemeadura sendo realizada. Foto: Ascom Sudes
Aplicação da hidrossemeadura sendo realizada. Foto: Ascom Sudes

Ronaldo Farias, superintendente de Desenvolvimento Sustentável, afirma que o local é de grande valia para a população maceioense e precisa estar limpo, organizado e bonito.

"É uma grande obra entregue pelo prefeito JHC, por isso, estamos realizando um trabalho intenso, em etapas, na região. Já fizemos educação ambiental e agora estamos retomando a arborização, que irá deixar o local bonito e sustentável", disse.

A previsão é que, neste etapa, 40 mil metros quadrados recebam a aplicação. Foto: Ascom Sudes
A previsão é que, neste etapa, 40 mil metros quadrados recebam a aplicação. Foto: Ascom Sudes

Após o final da aplicação da hidrossemeadura, a Sudes pretende retomar o plantio de mudas também usando uma técnica inovadora, que é o o uso de um polímero químico, o hidrogel, que economiza água de irrigação, mas permite que as plantas continuem sendo cuidadas com delicadeza e precisão, principalmente em épocas mais secas.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h