Desenvolvimento Sustentável encerra semana de Educação Ambiental

Além de moradores e comerciantes, alunos de uma escola municipal também foram orientados sobre práticas positivas para a limpeza urbana de Maceió

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 07/10/2022 às 11:20
Desenvolvimento Sustentável encerra semana de Educação Ambiental
Desenvolvimento Sustentável encerra semana de Educação Ambiental em bairros da parte alta e baixa da capital. Foto: Ascom Sudes

Durante toda a semana, as equipes de educação ambiental da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) estiveram percorrendo bairros da parte alta e baixa da capital orientando moradores e comerciantes a respeito do descarte correto de resíduos e seus benefícios para a comunidade. Os bairros visitados foram o Santos Dumont, Clima Bom, Salvador Lyra, Poço e Vergel do Lago.

O foco da atividade é explicar aos cidadãos a necessidade de seguir a programação da coleta domiciliar e apresentar seu resíduo somente no dia e hora do recolhimento, além de detalhar o uso de Pontos de Entrega Voluntária e Ecopontos, instrumentos instalados pela Prefeitura de Maceió para o descarte de recicláveis e restos de poda, material de construção civil e volumosos, respectivamente.

O foco da atividade é explicar aos cidadãos a importância do descarte correto. Foto: Ascom Sudes
O foco da atividade é explicar aos cidadãos a importância do descarte correto. Foto: Ascom Sudes

A diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, Kedyna Tavares, afirma que a cooperação da população é essencial para a manutenção da limpeza da cidade.

"Não adianta nós fazermos a limpeza de vias e espaços públicos e o cidadão depositar o lixo de forma irregular. Nossas ações são voltadas para que a consciência ambiental seja parte do dia a dia das pessoas", revela.

Alunos da rede de ensino do Município são orientados sobre educação ambiental. Foto: Ascom Sudes
Alunos da rede de ensino do Município são orientados sobre educação ambiental. Foto: Ascom Sudes

Além de percorrer as ruas dos bairros visitados, as equipes da superintendência foram até a Escola Municipal Sérgio Luiz Pessoa Braga, localizada na Chã da Jaqueira, para ensinar as crianças práticas positivas para o meio ambiente e realizar uma oficina de brinquedos sustentáveis, ensinando-os a construir sua própria diversão, a partir de materiais recicláveis.

A professora Débora Menezes pontua que a atividade realizada com os pequenos foi bem dinâmica e significativa.

"É muito prazeroso para eles participarem da confecção de brinquedos. Contribui também para a aprendizagem, pois as crianças vivenciaram na prática atitude sustentáveis que podem ser adotadas em nosso dia a dia, através da reciclagem de materiais que acabam indo parar no lixo, como garrafas pets, tampinhas e outros itens", conta.

Pequenos aprenderam a construir brinquedos com recicláveis. Foto: Ascom Sudes
Pequenos aprenderam a construir brinquedos com recicláveis. Foto: Ascom Sudes

A docente destaca, ainda, a importância de realizar com os estudantes da rede municipal de ensino atividades lúdicas e de conscientização ao orientar sobre os cuidades e a preservação do meio ambiente.

"São atividades educativas como essa que promovem desde cedo a consciência ambiental, contribuindo assim para a formação de futuras cidadãos mais conscientes e preocupados com a preservação da natureza", enfatiza.

"Por estarem aprendendo muitas coisas ainda, as crianças são um público alvo que devem render bons frutos quando se tornarem adultos mais preocupados com a preservação, com o reuso e com a redução de materiais descartados", concluiu a diretora Kedyna Tavares.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h