Desenvolvimento Sustentável encerra semana de ações na Grota das Piabas, no Jacintinho

Atividades realizadas através do Programa Brota na Grota animaram a criançada que reside na região

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 05/04/2023 às 13:43
Desenvolvimento Sustentável encerra semana de ações na Grota das Piabas, no Jacintinho
Desenvolvimento Sustentável encerra semana de ações na Grota das Piabas, no Jacintinho. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

As atividades realizadas pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) no Brota na Grota, o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, tem impactado a vida de diversos moradores das comunidades atendidas. Nesta quarta-feira (5), o órgão encerrou a semana de ações na Grota das Piabas, localizada no bairro Jacintinho.

Na região, a Sudes realizou orientações ambientais com os moradores na modalidade porta a porta e também dentro do estande. Além da apresentação de brinquedos recicláveis, produzidos com materiais que seriam descartados de forma irregular e pintura facial, responsáveis pela diversão das crianças, que assistiram a uma apresentação de animais taxidermizados, representando a fauna do Parque Municipal de Maceió.

Ana Luíza, 7 anos, ficou empolgada ao ver os animais expostos. "Nunca tinha visto de perto. Assim eu sinto um pouco de medo, mas é legal ver eles de pertinho", disse.

A Sudes também realizou limpeza na grota. Nas regiões visitadas, desde o início do programa, foram mais de 80 toneladas de resíduos, descartados de forma irregular pela própria população, coletadas e encaminhadas para a destinação correta.

O superintendente da Sudes, Moacir Teófilo, diz que após atuar em outras grotas, o órgão realizou uma grande trabalho nas Piabas.

"Fomos em diversas grotas da capital e, hoje, estamos encerrando a semana de ações aqui na Grota das Piabas. Foram diversos serviços, como mutirão de limpeza, poda de árvore, educação ambiental, além dos serviços de outras secretarias, beneficiando tanto os moradores daqui, quanto do restante de Maceió", afirma.

Até agora, após dois meses de ação, mais de 54 mil pessoas foram beneficiadas com serviços de limpeza e educação ambiental nos bairros visitados.

Fora os serviços executados, o órgão também tem atuado no plantio de mudas de árvores nativas e ornamentais, além da poda de árvores e galhos, que passam por inspeções técnicas e são avaliadas com risco de queda e possíveis acidentes.

"Estou feliz em contribuir com a arborização da grota e, dessa forma, com a arborização de Maceió. As atividades realizadas pela Sudes contribuem com o crescimento dessas crianças que participaram, ensinando boas práticas em relação ao lixo e mostrando como manter vivo o meio ambiente", concluiu o superintendente.

A partir da próxima segunda-feira (10), as equipes da Sudes estarão na Grota das Goiabeiras, em Fernão Velho. Posteriormente, mais uma comunidade da capital será selecionada para receber o programa, encerrando o segundo bloco de grotas visitadas.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h