Desde janeiro, Desenvolvimento Sustentável recolheu mais de 3.400 toneladas de lixo nas praias da capital

Órgão mantem agentes de limpeza fixos atuando em três turnos nos cuidados à região

Alexandre Vieira/Ascom ALURB 06/05/2023 às 10:30
Desde janeiro, Desenvolvimento Sustentável recolheu mais de 3.400 toneladas de lixo nas praias da capital
Desde janeiro, Desenvolvimento Sustentável recolheu mais de 3.400 toneladas de lixo nas praias da capital. Foto: Célio Junior/Secom Maceió

Uma das principais belezas naturais da capital, a orla marítima é visitada diariamente por diversos turistas e maceioenses. Com a grande circulação de pessoas, um problema é ampliado: o descarte irregular de resíduos. Por isso, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB) mantém equipes fixas na região a fim de preservar o espaço público e o meio ambiente. Somente em 2023, mais de 3.400 toneladas de lixo foram recolhidos nas praias.

São mais de 70 agentes de limpeza atuando na faixa de areia da praia e no calçadão, durante três turnos, coletando, principalmente, materiais como garrafas PET, embalagens de isopor, plásticos e resíduos orgânicos deixados pelos frequentadores da área. Estes itens poderiam ser facilmente descartados nas mais de 100 papeleiras instaladas por toda extensão da orla.

Além do recolhimento comum, a Prefeitura iniciou, em fevereiro deste ano, a operação das Ecopeneiras, que são equipamentos produzidos para o recolhimento mais eficiente dos microlixos, resíduos de pequenas dimensões, que acabam escapando do processo de limpeza pública diária. O foco desta coleta é tirar da faixa de areia itens como bitucas de cigarro, tampas de cerveja, lacres de latas, fragmentos de plásticos, entre outros.

Moacir Teófilo, diretor-presidente da ALURB, explica que manter a orla limpa e organizada é dever do poder público, mas o cidadão deve participar.

"Infelizmente ainda é muito comum encontrar resíduos diversos descartados de forma irregular. A ALURB oferta opções para o despejo correto, como as papeleiras da orla, mas não são todos que aderem as práticas positivas, como adotar uma sacolinha para levar consigo o lixo gerado", disse.

Não só o calçadão e faixa de areia tem recebido cuidados por parte da Prefeitura. Recentemente, a autarquia iniciou a operação do Ecoboat, equipamento que recolhe o lixo descartado de forma irregular e objetos que acabam indo parar dentro do mar. A ideia de levar a embarcação para a orla marítima foi estabelecida após o sucesso de sua atuação na Lagoa Mundaú, onde recolheu, em 3 meses de funcionamento, mais de 200 toneladas de lixo.

Outro local que recebe grande atenção do órgão, principalmente no período chuvoso, é a foz do Riacho Salgadinho, que fica na Praia da Avenida, em Jaraguá. Somente de janeiro até o final de abril, as equipes de limpeza recolheram cerca de 3 mil toneladas de lixo, com a ajuda de tratores e caçambas, provenientes do descarte irregular em diversos pontos da cidade.

"Nós não estamos medindo esforços para manter a limpeza das praias, visando dar conforto e bem-estar para quem visita a região. Estamos atuando diariamente, em diversos pontos, evitando que o meio ambiente seja afetado pela falta de consciência ambiental de algumas pessoas", completou o diretor-presidente.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h