De lixão a lugar de convivência: moradores celebram transformação em Maceió
Após anos de abandono, pontos crônicos de lixo na capital ganham vida nova com ações da Alurb; doze áreas já foram revitalizadas

Durante anos, a rua Porto Calvo, no Canaã, parte alta da capital alagoana, conviveu com um cenário de abandono. Móveis velhos, restos de construção, lixo doméstico e até animais mortos se acumulavam no espaço, gerando mau cheiro, riscos à saúde e desconforto para quem vivia por perto. Hoje, o que se vê é um ambiente completamente diferente: chão limpo e muros coloridos que parecem dar boas-vindas a quem passa.
“Era um horror! O cheiro era tão forte que a gente nem conseguia almoçar em paz. Durante as chuvas, a gente sofria muito com isso. O lixo vinha parar em cima das minhas plantas. O povo jogava gato morto, móveis, resto de lixo, era horrível”, relembra Maria do Carmo, de 67 anos, moradora da região há mais de cinco décadas, sendo dez anos na Rua Porto Calvo.
Contente, ela comemorou a mudança na rua em que convivia com o acúmulo de resíduos.
“A gente lutou muitos anos por isso e hoje eu posso almoçar tranquila, cuidar das minhas plantas. Tá tudo limpinho na rua. É um prazer ver tudo bonito e organizado. Eu fico muito feliz em ver a minha rua depois de tantos anos com esse ponto de lixo e abandono sendo revitalizada”, relata.
A transformação foi promovida pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que vem atuando de forma estratégica no mapeamento e revitalização de pontos críticos de descarte irregular em diversos bairros de Maceió.
No Canaã, Chã da Jaqueira, Cidade Universitária, Barro Duro, Benedito Bentes, Prado, Cruz das Almas e Jacintinho, o que antes era sinônimo de sujeira e descaso virou espaço de convivência e orgulho comunitário.
Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, ressalta o trabalho realizado e o impacto social causado por ele. "É um trabalho humano, que é feito, acima de tudo, pensando nos cidadãos de cada região. Muitos desses pontos já foram áreas de convívio que passaram a sofrer com ações negativas de moradores ou transeuntes. A Alurb vem transformando esses locais e os devolvendo à população para que possa utilizar de forma social ou para lazer. Em algumas comunidades que executamos essa atividade, os pontos revitalizados são a esperança de ter um lugar de convívio e o fim do sofrimento com mau-cheiro, pragas, entre outros malefícios do descarte irregular", destaca.
A diretora-executiva ressaltou ainda a importância do trabalho em conjunto entre a Autarquia e a população para preservar a limpeza dos pontos.
"É necessário entender que a responsabilidade de manter esses locais limpos deve ser compartilhada entre o poder público e a população. Dessa forma, preservamos nossa cidade e também contribuímos com atitudes positivas para o meio ambiente", completou Kedyna.
Cláudio Miguel, de 54 anos, trabalha há seis anos em uma oficina próxima ao antigo ponto de lixo no Canaã. Ele também celebra a mudança. “Era muito lixo mesmo. Tinha dia que não dava pra aguentar o fedor e quando chovia a gente sofria demais. Hoje tá uma bênção, tudo limpinho. Melhorou a saúde, melhorou o comércio, melhorou tudo. A Prefeitura está de parabéns por fazer essa limpeza, nós somos muito gratos por tudo isso”, contou, emocionado.
E para quem passa por esses espaços, agora, não restam dúvidas: a mudança chegou e ficou. O que antes era motivo de vergonha, agora virou motivo de orgulho e alegria.
“Todo mundo que passa elogia. É outra coisa, é bom demais não sentir aquele cheiro horrível. Agora a gente trabalha feliz”, diz Cláudio, sorrindo.
As ações fazem parte de um pacote maior de iniciativas da Alurb, que incluem a coleta gratuita de volumosos por agendamento, instalação de lixeiras, mutirões de limpeza nos bairros, fortalecimento da coleta seletiva e ações de educação ambiental porta a porta.
Além dos servidores da Alurb, as revitalizações contam com a participação dos jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na parte alta e baixa da capital, respectivamente.
Os moradores também são orientados durante as visitas das equipes da Alurb sobre o descarte correto, como explica Kedyna: “Estamos investindo na conscientização. Não adianta só limpar, é preciso preservar”.
A iniciativa também integra outras ações municipais como a limpeza de canais antes do período chuvoso, remoção de entulhos do sistema de drenagem e poda preventiva de árvores em áreas de risco.
Com essas medidas, a Prefeitura de Maceió reforça cada vez mais o seu compromisso com uma cidade mais limpa, segura e saudável.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h