Criado na gestão JHC, Projeto Ecoletas transforma a vida de carroceiros e se torna referência em sustentabilidade
Programa substitui carroças de tração animal por triciclos elétricos e oferece um salário mínimo e benefícios aos que aderem à iniciativa

O Ecoletas, iniciativa do prefeito de Maceió, JHC, vem transformando a vida de carroceiros que aderiram ao programa, por meio da garantia de emprego e renda, e tem se tornado uma referência nacional de inovação e sustentabilidade.
Edielson Carlos da Silva, de 21 anos, é um dos beneficiados. Ele conta que trabalha como carroceiro desde criança e que considera o projeto transformador. “Mudou completamente a minha vida. Antes era muita incerteza e nessa época de chuva era ainda mais difícil porque às vezes não conseguia serviço nenhum. Eu tenho família, dois filhos para criar e saber que vai cair aquele dinheiro certo na conta todo mês, me dá mais segurança”, afirma.
Quem também aderiu ao programa foi Gabriel Vieira, de 27 anos. “Foi uma oportunidade e tanto para mim. Eu trabalhava como carroceiro desde os 16 anos e criava meus filhos com muita dificuldade. Só tenho a agradecer porque com o programa tirei minha CNH social, tenho o meu horário certinho e recebo meu salário em dia.”
O programa é pioneiro e tem o objetivo de substituir veículos de tração animal por triciclos elétricos fornecidos pela Prefeitura e conscientizar sobre a importância de dar a destinação correta aos resíduos coletados. O carroceiro que adere ao programa é contratado pela Prefeitura e recebe um salário mínimo e benefícios.
O programa já se tornou uma referência nacional de sustentabilidade. Por causa do sucesso do programa, cidades como Recife, Natal, Fortaleza, João Pessoa e Caruaru já se inspiram na iniciativa. “Algumas prefeituras já entraram em contato conosco e até visitaram os nossos ecopontos para ver como funciona, entender todos os processos, a dinâmica daqui e querem implementar projetos semelhantes nas suas cidades. É muito bom ver Maceió se tornando exemplo de inovação e sustentabilidade”, pontuou a coordenadora do Ecoletas, Angela Silva.
Para receber o veículo elétrico, o carroceiro precisa aderir ao programa, passar por um treinamento e tirar a CNH social disponibilizada pela Prefeitura e, em contrapartida, doa seu animal e passa a fazer o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular para levar até um ecoponto, para que seja dada a destinação correta.
Os triciclos podem ser recarregados na estrutura sustentável dos ecopontos do Vergel e da Gruta de Lourdes e cada triciclo tem uma autonomia de 100km.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h