Corredor Vera Arruda recebe força-tarefa de secretarias para atender demanda de moradores

Turistas também serão beneficiados com o trabalho, previsto para ser concluído na alta temporada

Deborah Freire / Secom Maceió 17/11/2022 às 09:29
Corredor Vera Arruda recebe força-tarefa de secretarias para atender demanda de moradores
Corredor é o maior parque linear de Maceió. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

O Corredor Vera Arruda, no bairro de Jatiúca, maior parque linear de Maceió, com quase 1,5 quilômetro de extensão, começou a passar por uma grande e minuciosa ação de manutenção neste mês de novembro.

Atendendo a uma demanda dos moradores, frequentadores e turistas que visitam a região, o prefeito JHC determinou uma força-tarefa de secretarias municipais para executar melhorias e ampliar a segurança e acessibilidade do espaço.

Coordenadas pela Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito, as secretarias farão limpeza, manutenção, reparos, entre outros serviços que darão mais conforto às pessoas que fazem esporte ou usam a praça para lazer, caminhadas, interação e também para se dirigir a restaurantes e food trucks.

De acordo com o gerente da Zeladoria Municipal da Secretaria Executiva, Fábio Palmeira, a revitalização do Corredor Vera Arruda conta com a participação de todas as secretarias de serviços, e vai beneficiar milhares de pessoas que passam pela região diariamente.

“Todas as secretarias de serviços estão presentes dando sua contribuição no que lhe compete. Trata-se de uma demanda constante de moradores e usuários, além de turistas, que saem dos hotéis e passam ali por dentro para chegar a determinados pontos gastronômicos da cidade. É uma área que merece essa atenção, e o prefeito JHC determinou que esse trabalho fosse feito e concluído em meados de dezembro”, afirmou.

A primeira pasta a iniciar o trabalho no local foi a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), com limpeza, capinação, varrição, jardinagem, plantio de mudas, instalação de placas de grama, pintura de bancos, pintura de piso, substituição e reposição de brinquedos. Além disso, após a finalização do trabalho, será mantida uma equipe fixa para que o ambiente esteja sempre limpo.

A Superintendência de Iluminação Pública (Sima) fará uma revisão dos postes ao longo de todo o corredor, vai realizar a troca dos que estiverem em mau estado de conservação, além de ampliar a iluminação para dar mais segurança aos frequentadores.

De acordo com a superintendente, Camila Porciúncula, o ambiente mais claro e iluminado aumenta a sensação de segurança e faz com que a população se sinta mais atraída a frequentar o espaço. “É um trabalho significativo, ao longo de todo o Corredor Vera Arruda, que é amplamente utilizado pela população, por turistas, por empreendedores; um espaço que tem lazer, têm crianças brincando, tem gente praticando esporte. Por isso, a Sima vai melhorar a iluminação visando trazer mais segurança e gerar essa interação entre os cidadãos maceioenses”, destacou.

Moradores utilizam espaço para lazer, esporte e interação. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió
Moradores utilizam espaço para lazer, esporte e interação. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

A Secretaria de Infraestrutura ficará responsável pela recuperação dos passeios e mobiliários danificados, além da reconstrução das cabanas que ficam na praça. E a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito fará a sinalização horizontal e vertical das ciclovias. A previsão de conclusão da obra é para o mês de dezembro.

“Nós vamos revitalizar o Corredor Vera Arruda. Retiramos a mureta que estava com risco de desabar e tirava a visibilidade da praia. A Seminfra ficará responsável pela reforma de toda parte estrutural. A pasta irá recuperar o piso deformado, os bancos, dará nova pintura ao espaço. Haverá a recuperação de meio fio e do espaço de lazer, incluindo a instalação de academia ao ar livre. Esta é uma ação conjunta que envolve, além da Seminfra, outras pastas da Prefeitura de Maceió”, explica Ivens, Peixoto, secretário-adjunto de obras.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h