Cooperativas de reciclagem garantem renda extra com o Verão Massayó
Ao todo, mais de 160 famílias são beneficiadas com a coleta seletiva realizada no evento
Garrafas de plástico, latinhas de metal, papelão e embalagens em geral são alguns dos materiais mais descartados no Festival Verão Massayó, um dos eventos mais aguardados pelos maceioneses, dando oportunidade para a atuação das cooperativas parceiras da Prefeitura. Pelo segundo ano consecutivo, o evento garante renda extra para mais de 160 famílias de cooperados que trabalham com a coleta seletiva em Maceió.
Somado com o total de material coletado em 2023, as cooperativas Cooplum, Coopvila, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes já recolheram, até agora, mais de 22 toneladas de recicláveis, ampliando seu poder de arrecadação ao mesmo tempo que destina corretamente esses resíduos e evita que sejam levados ao aterro sanitário, conduta que diminui a vida útil do local.
Patrícia Ramos, presidente da Cooprel Benedito Bentes e uma das beneficiadas com o festival, conta como funciona a rotina durante a após os eventos.
"A gente trabalha no show fazendo essa coleta dos recicláveis e transportamos até a nossa sede. No local, nós fazemos uma triagem, separando os materiais e levamos eles para a prensa. Depois desse processo, a gente vende esse material e temos o retorno, que é a geração de renda para nossas famílias", disse.
Além do Festival Verão Massayó, a parceria com as cooperativas também funcionou durante os dias de show, organizados pela Prefeitura, durante a época do São João. Nestes eventos, foram mais de 16 toneladas de material coletados.
"Quando trabalhamos nesses grandes eventos achamos muito legal, pois conseguimos retirar, em apenas uma noite, uma quantidade de material que faríamos, normalmente, em um mês. Chegamos a retirar 200 ou 300 quilos de latinhas, além dos outros tipos de materiais, aumentando nossa geração de renda", concluiu Patrícia.
O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Moacir Teófilo, destaca a parceria com as cooperativas nos grandes eventos.
"Além da atuação na coleta seletiva no dia a dia, sempre contamos com os cooperados nestes grandes eventos, visando manter o ambiente dos shows limpo, confortável e o mais importante: dar a oportunidade para que eles ampliem sua geração de renda", revelou.
Ampliação - Em julho de 2023, o Prefeito JHC assinou a ampliação da coleta seletiva na capital. Com isso, as cooperativas parceiras da Prefeitura, Cooplum, Coopvila, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes, passarão a atender 50 mil residências, 200% a mais que as 16 mil atendidas anteriormente. A ampliação era um anseio antigo dos cooperados.
"Participei de várias reuniões com as cooperativas e pude ver a angústia delas de perto. Nós, da gestão do Prefeito JHC, abraçamos a iniciativa, que muitas vezes foi ignorada por outras gestões, e fizemos de tudo para que se concretizasse. Agora, com o resultado positivo que tivemos, vem o alívio de ver a ótima atuação delas nos grandes eventos e no dia a dia", completou Teófilo.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h