Coleta seletiva retirou mais de 15 toneladas de recicláveis durante o Verão Massayó

Cooperativas parceiras da Prefeitura de Maceió realizaram o trabalho nos seis dias de evento, garantindo renda extra a 160 famílias e mantendo o local do festival sempre limpo e confortável

Alexandre Vieira/Ascom Alurb 24/01/2024 às 09:27
Coleta seletiva retirou mais de 15 toneladas de recicláveis durante o Verão Massayó
Festival Verão Massayó: ao todo, cooperativas recolheram mais de 15 toneladas de recicláveis. Foto: Secom Maceió

O trabalho das cooperativas parceiras da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) no dois finais de semana do Verão Massayó deu a destinação correta para mais de 15 toneladas de recicláveis. A atividade, que faz parte do Projeto Coleta Seletiva é Massa, sucesso também em outros grandes eventos da Prefeitura, gerou renda extra para mais de 160 famílias de cooperados.

A quantidade de material recolhido é reflexo do árduo trabalho das cooperativas Cooplum, CoopMundaú e Cooprel Benedito Bentes, que ficaram responsáveis pelo serviço em dias diferentes, conforme escala. Entre os materiais mais coletados estavam as garrafas de plástico, latinhas de metal, papelão e embalagens em geral.

Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Patrícia Ramos, presidente da Cooprel Benedito Bentes e uma das beneficiadas com o festival, conta como foi a experiência.

"Quando trabalhamos nesses grandes eventos achamos muito legal, pois conseguimos retirar, em apenas uma noite, uma quantidade de material que faríamos, normalmente, em um mês. Chegamos a retirar 200 ou 300 quilos de latinhas, além dos outros tipos de materiais, aumentando nossa geração de renda", disse.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Moacir Teófilo, destaca a parceria com as cooperativas nos grandes eventos.

"Além da atuação na coleta seletiva no dia a dia, sempre contamos com os cooperados nestes grandes eventos, visando manter o ambiente dos shows limpo, confortável e o mais importante: dar a oportunidade para que eles ampliem sua geração de renda", revelou.

Foto: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió

Atuação em outros eventos - Somado com o total de material coletado no Verão Massayó de 2023, as cooperativas Cooplum, Coopvila, CoopMundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes já recolheram, até agora, mais de 29 toneladas de recicláveis, ampliando seu poder de arrecadação ao mesmo tempo que destina corretamente esses resíduos e evita que sejam levados ao aterro sanitário, conduta que diminui a vida útil do local.

Além do Festival Verão Massayó, a parceria com as cooperativas também funcionou durante os dias de show, organizados pela Prefeitura, durante a época do São João. Nestes eventos, foram mais de 16 toneladas de material coletados.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h