Coleta de Volumosos vai recolher vasos sanitários e pias de materiais diversificados

Condição para que o serviço seja realizado é a integridade dos itens dispensados pela população

Alexandre Vieira / Ascom Sudes 07/09/2022 às 09:30
Coleta de Volumosos vai recolher vasos sanitários e pias de materiais diversificados
Coleta de Volumosos passará a recolher vasos sanitários e pias de materiais diversificados, Foto: Ascom Sudes

Responsável por recolher eletrodomésticos, eletrônicos quebrados e móveis inservíveis, a Coleta de Volumosos agora passará a fazer recolhimento de itens como vasos sanitários e pias de plástico ou cerâmica. A medida, que começa a valer a partir da próxima quinta-feira (8), visa manter esses materiais longe dos pontos crônicos de descarte irregular mapeados pela cidade.

Ao realizar a limpeza em áreas críticas da capital, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) constatou que era comum encontrar esses resíduos despejados e servindo de habitat para o acúmulo de água parada e, consequentemente, a proliferação de mosquitos Aedes Aegypti, causador da dengue.

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, explica que a ampliação do serviço irá reduzir o descarte destes itens em locais inapropriados.

"Infelizmente ainda é habitual encontrarmos esses materiais em vias e espaços públicos. Para piorar, eles ainda servem como viveiros para mosquitos e outros bichos. Com essa medida, iremos contribuir não somente com a limpeza urbana, mas também com a saúde do cidadão", disse.

A Coleta de Volumosos acontece de forma simples e rápida. Após a solicitação, a Superintendência estabelece uma rota e faz o recolhimento do lixo volumoso na porta do cidadão.

"A condição para que sejam recolhidos é de que estejam inteiros. Caso os itens de cerâmica ou outro material estejam quebrados, em cacos, o cidadão deve encaminhá-lo ao Ecoponto mais próximo", completou a diretora.

Para solicitar a coleta do resíduo volumoso, o cidadão deve ligar para o número 0800 082 2600, pelo número 156 ou entrar em contato pelo WhatsApp 98802-4834, enviando endereço completo com ponto de referência. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Sudes, que realiza os agendamentos de coleta. A partir da solicitação, o recolhimento é realizado, gratuitamente, em até sete dias úteis.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h