Coleta de volumosos: serviço evita descarte irregular de móveis inservíveis

Redação 26/06/2021 às 08:00
Coleta de volumosos: serviço evita descarte irregular de móveis inservíveis

Equipe da prefeitura faz a coleta porta a porta, basta enviar uma solicitação

Diariamente, a Prefeitura de Maceió realiza a coleta nos mais de 180 pontos crônicos de descarte de resíduos mapeados pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). Entre os materiais encontrados com mais frequência, estão os chamados “volumosos”. O cidadão pode dar o destino adequado para esses itens através da Coleta de Volumosos, feita porta a porta, por meio de solicitação à Sudes e de forma gratuita.

Agente de limpeza retira sofá velho de córrego. Foto: Ascom Sudes
Agente de limpeza retira sofá velho de córrego. Foto: Ascom Sudes

Entre os principais itens descartados irregularmente pela população em praças e vias públicas estão sofás, colchões, guarda roupas e até vasos sanitários. Ivens Peixoto, superintendente da Sudes, explica que o serviço ajuda a manter esses objetos fora das regiões de descarte irregular e, com isso, contribui para a redução dos pontos crônicos.

“Atualmente, mais de 180 pontos crônicos de descarte estão espalhados pela cidade. Eles são limpos, diariamente, pela Sudes, mas ainda encontramos muitos volumosos. Por isso, para evitar que esse tipo de material seja descartado de qualquer forma, disponibilizamos a coleta à população de forma gratuita. É uma grande alternativa para lutarmos lado a lado com o cidadão para manter nossa cidade limpa”, afirma Tenório.

Volumosos descartados de forma irregular em ponto crônico de lixo. Foto: Ascom Sudes

Para a coleta do resíduo volumoso, o cidadão deve ligar para o número 0800 082 2600 ou entrar em contato pelo Whatsapp 98802-4834. Estes são os contatos da Central de Monitoramento da Sudes, que realiza os agendamentos da coleta. A partir da solicitação, o recolhimento é realizado na porta do morador, sem custos, em até cinco dias úteis.

Alexandre Vieira/Ascom Sudes

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h