Cemitérios da capital terão programação religiosa durante o Dia de Finados

Mais de 20 mil pessoas são aguardadas nos campos-santos de Maceió

Alexandre Vieira/Ascom Alurb 26/10/2023 às 13:06
Cemitérios da capital terão programação religiosa durante o Dia de Finados
Cemitérios da capital terão programação religiosa no Dia de Finados. Foto: Secom Maceió

Durante o Dia de Finados, celebrado na próxima quinta-feira (2), os cemitérios São José, Santa Luzia, Nossa Senhora da Piedade e São Luiz terão uma programação religiosa, que envolve missas, cultos, bênçãos e atendimento espiritual, para quem for visitar o jazigo de seu ente querido (confira a programação completa no final do texto).

Além disso, estes locais terão tendas e cadeiras para que as pessoas se acomodem e a distribuição de rosas como homenagem. Todos os cemitérios públicos, incluindo o Divina Pastora, Nossa Senhora do Ó e Nossa Senhora Mãe do Povo funcionarão das 8h às 17h.

Manutenção

A partir da próxima terça-feira (31) até o feriado, fica vedada a possibilidade de realizar reformas, lavagem, limpeza ou embelezamento do jazigo. Estes dias estão reservados para o retoque final dado pela Prefeitura de Maceió para esta importante data.

Os serviços de manutenção foram iniciados no último dia 16 de outubro pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana, pasta responsável pela administração dos campos-santos.

"Nós começamos com antecedência os mutirões de limpeza, pequenos reparos e pintura, para que desse tempo suficiente de atender os oito cemitérios públicos da capital. As pessoas que irão visitar seu ente querido encontrarão locais limpos e organizados", disse o coordenador dos cemitérios de Maceió, Tarcísio Palmeira.

Cemitério Santo Antônio, em Bebedouro

Fechado desde outubro de 2020, devido ao afundamento de solo no bairro de Bebedouro, o Cemitério Santo Antônio foi reaberto para a visitação em outubro de 2021. O local também passará por todos os reparos necessários e limpezas cabíveis.

Esse campo-santo, em específico, teve seu horário reduzido durante o Dia de Finados do último ano, além da necessidade de agendamento para comparecer. Para este ano, o funcionamento será igual aos outros cemitérios públicos, não sendo necessário agendamento prévio para visitação.

Programação completa do Dia de Finados 2023:

Nossa Senhora da Piedade - Missa às 8h/10h/12h/14h/16h; tendas e cadeiras e som; distribuição de 100 rosas.

São José - Culto (Igreja Universal), das 8h às 10h; atendimentos espiritual e social; tendas e cadeiras; distribuição de 100 rosas.

São Luís - 8h - Benção dos túmulos; 9h - Santa Missa; 12h - Rosário; 15h - Adoração ao Santíssimo; 16h - Santa Missa; distribuição de 100 rosas.

Santa Luzia - Tenda e cadeiras para Missa (horário a definir); distribuição de 100 rosas.

Endereço dos cemitérios públicos:

Santo Antônio: Rua Belo Alves, 100 – Bebedouro;

São José: Av. Siqueira Campos, 1500 – Trapiche;

Nossa Senhora da Piedade: Av. Siqueira Campos, 650 – Prado;

Nossa Senhora Mãe do Povo: Rua Dr. Zeferino Rodrigues, 1 - Pajuçara;

Divina Pastora: Av. Projetada, 184 – Rio Novo;

Santa Luzia: Travessa Santa Joana, 91 – Riacho Doce;

Nossa Senhora do Ó: Rua da Igreja, 165 – Ipioca;

São Luiz: Rua J (Projetada), 146 – Santa Amélia.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h