Brota na Grota leva atendimentos para moradores da Vila Brejal

Ação itinerante impacta vida da comunidade com diversos serviços

João Roberto Andrade e Lucas Soares/ Ascom Segov 28/06/2024 às 17:40
Brota na Grota leva atendimentos para moradores da Vila Brejal
Luzia Tenório no atendimento do Brota na Grota na Vila Brejal. Foto: Lucas Soares/ Ascom Segov

A edição desta semana do programa Brota na Grota contemplou a comunidade Vila Brejal, no bairro Levada, com diversos serviços da Prefeitura de Maceió efetivados nesta sexta-feira (28). Dentre eles, consultas com clínico-geral, atendimentos de enfermagem e marcação de consultas e exames pelo Pronto!, vacinação, atendimento veterinário, cuidados com a beleza para as mulheres, cadastros para programas sociais e muita brincadeira para as crianças.

Uma das ações realizadas durante o Brota na Grota é a busca por novos alunos, intermediada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). O diferencial é que a busca ativa identifica pessoas que ainda não concluíram os estudos e que são convidadas a participar do Ensino de Jovens, Adultos e Idosos.

Uma dessas pessoas foi Dona Luzia Tenório, 62 anos, que esteve presente no evento. Para ela, a oportunidade de estudar é empolgante. “Vou conquistar mais conhecimento, aprendizado. Na época, eu não concluí os estudos, porque criei três filhos sozinha, com muita dificuldade. Não tive apoio do pai dos meus filhos e não tinha renda para pagar alguém para tomar conta deles. É importante estudar na terceira idade, porque podemos passar para os netos, ter uma formação, vejo exemplo de muitos idosos que se formam em alguma coisa. Nunca é tarde para a gente sonhar”, declarou.

O sentimento de felicidade e de dever cívico cumprido é o que estimula a Marijose Albuquerque Costa, técnica pedagógica da Semed. “É uma sensação de cidadania cumprida. Temos um pacto para a prevenção de analfabetismo, então quando vemos um cidadão ingressando na escola é uma satisfação imensa, porque sabemos que as letras mudam o mundo e abrem portas para o mundo. Deus é maravilhoso nas nossas vidas, e Ele nos deu o dom do conhecimento, que deve ser espalhado”, revelou.

Segundo a servidora, os números são animadores e a taxa de adesão dos inscritos é alta. A estimativa é que pouco mais de 40% das pessoas que se inscrevem realmente frequentem as aulas. Ela comenta que, mesmo morando na comunidade, às vezes as pessoas não sabem que a escola da região oferece essa modalidade de ensino. Em sua visão, o Brota na Grota tem dado um bom suporte para os servidores da Semed.

“Esse programa traz dignidade para a sociedade civil. É através do Brota na Grota que conseguimos alcançar muitas vidas no campo do conhecimento. O mais bacana de tudo isso é quando vamos conversar sobre as escolas e a pessoa diz que quer muito estudar e os olhos brilham. As pessoas precisam ser ouvidas, acolhidas e respeitadas. É uma troca, a gente aprende muito no Brota na Grota”, ressaltou.

Hellen Gomes faz o cadastro para o Bolsa Família. Foto: Ascom Segov
Hellen Gomes faz o cadastro para o Bolsa Família. Foto: Ascom Segov

O cadastro para o Bolsa Família é um dos serviços com maior procura dos eventos do Brota na Grota. Hellen Gomes, 20 anos, precisou do atendimento socioassistencial e logo pegou sua ficha.

Aproveitando a oportunidade, a jovem mãe levou o pequeno Micael, 2 anos, para se vacinar contra a Covid. “Esse evento está beneficiando muito a comunidade. Tem gente que estava precisando de vaga no Cras e hoje conseguiu. Eu já tinha procurado atendimento do Bolsa Família em outro lugar, mas demorou. Aqui foi rápido”, concluiu.

Laís dos Santos, 33 anos, é moradora da região há pelo menos 14 anos. Ela viu no Brota na Grota, a oportunidade de resolver várias pendências em um só dia.

Além de aproveitar os serviços de saúde, ela também veio realizar o parcelamento do MEI e elogiou os profissionais da Prefeitura de Maceió. “Fiz o parcelamento do MEI. Foi um atendimento ótimo. Todos me trataram muito bem e com eficiência”, disse a moradora.

Laís Santos é atendida pela Sefaz sobre parcelamento do MEI. Foto: Ascom Segov
Laís Santos é atendida pela Sefaz sobre parcelamento do MEI. Foto: Ascom Segov

Para Laís, quem é de regiões menos favorecidas precisa muito de eventos como o Brota na Grota. “A gente que é de comunidade humilde sempre precisa de um evento desse tipo, né? Podendo trazer melhorias para a comunidade, é ótimo. Foi muito bom, viu! Vai ser excelente se puderem vir outras vezes”, completou.

Ana Carla da Silva, 38 anos, é mãe de Maicon, 16 anos. O adolescente está no Ensino Médio e já pensa em cursar algo na área de computação. A mãe levou o filho para realizar o cadastro no programa Jovem Aprendiz, que pode ser feito no Brota na Grota, através dos serviços do Sine Maceió.

“É muito bom ter essa oportunidade, principalmente para meu filho. Vai ser seu primeiro emprego, para ele crescer e ter um futuro melhor. Ele quer estudar computação e procurou uma vaga nessa área de tecnologia. É muito bom um evento assim, porque às vezes a gente não tem como sair para outro lugar e aqui está perto, também para as pessoas mais idosas que não têm condições de sair”, concluiu.

Ana Carla Silva e o filho no cadastro para o Jovem Aprendiz. Foto: Ascom Segov
Ana Carla Silva e o filho no cadastro para o Jovem Aprendiz. Foto: Ascom Segov

Não só os moradores da região são atendidos pelo Brota na Grota, como também seus animais de estimação.

Josemary Maria dos Santos, 31 anos, foi ao evento com a intenção de que ela e seus filhos se vacinassem, além de castrar seu gatinho, o Tica. Ela afirmou que é muito importante um evento assim para a região. “Fui bem atendida, tenho só a agradecer porque sei que é muito trabalho. As meninas foram bem atenciosas com a gente e a organização estava tudo certinho”, comentou.

Josemary destacou, ainda, a facilidade de agendar alguns serviços no Brota na Grota. “Tendo um evento assim, a pessoa já faz tudo de uma vez. Muita gente estava precisando fazer o NIS e não estava conseguindo agendar. Minha mãe mesmo conseguiu só depois de vir aqui”, acrescentou.

Josemary Santos leva o gato Tica para realizar procedimento de castração. Foto: Ascom Segov
Josemary Santos leva o gato Tica para realizar procedimento de castração. Foto: Ascom Segov

A edição desta sexta-feira contou com serviços das secretarias municipais de Educação, Saúde, Mulher, Fazenda, Trabalho, Assistência Social, Habitação, Bem Estar Animal, Esportes, bem como ações da Alurb, DMTT e Iplan, além da Equatorial.

O Brota na Grota é o maior programa de inclusão social do Brasil, sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras (Segov). O evento itinerante ocorre todas as sextas-feiras, levando diversos serviços públicos para as comunidades mais vulneráveis da capital alagoana.

Em julho, o Brota na Grota prosseguirá com eventos itinerantes nas seguintes localidades:

05/07 – Conjunto Maceió 1 (Cidade Universitária);

12/07 – Vergel do Lago (Papódromo);

19/07 – Grota Eldorado (Feitosa);

26/07 – Grota do Rafael (Jacintinho).

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h