Autarquia de Limpeza Urbana transforma pontos de lixos em áreas de convívio

A transformação foi feita com paisagismo e plantio de mudas em áreas do Poço, Chã da Jaqueira, Graciliano Ramos, Prado e Vergel, onde antes se acumulavam resíduos descartados irregularmente

Alexandre Vieira/Ascom Alurb 10/03/2024 às 15:01
Autarquia de Limpeza Urbana transforma pontos de lixos em áreas de convívio
Espaços que chegavam a gerar toneladas de lixo por semana passam por transformação. Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

Atendendo a pedidos da população e seguindo o cronograma de revitalização dos pontos de lixo da capital, as equipes da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) realizaram a limpeza e a recuperação das áreas públicas de cinco localidades, situadas nos bairros Poço, Chã da Jaqueira, Graciliano Ramos, Prado e Vergel do Lago.

As ações, executadas durante o último mês, foram concluídas nesta semana e contaram com o apoio dos jovens aprendizes da Naturalle e da Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na parte baixa da cidade.

Os espaços, que geravam toneladas de resíduos por semana, causavam transtornos para a população. Por conta da sujeira, as comunidades eram afetadas pelo mau-cheiro e a presença de animais peçonhentos como escorpiões, ratos e baratas. Os moradores relataram que o ambiente era feio e sujo. "Aqui dava muito rato e todo tipo de inseto por conta do lixo. Fico muito feliz em ver que a Prefeitura de Maceió limpou e está fazendo essa decoração", disse Analice Martins, que mora no Conjunto Luiz Pedro há seis anos.

A moradora ressaltou ainda, a importância da colaboração dos moradores para manter o local limpo e organizado. "Em nada adianta se os moradores não colaborarem também, né. Tem que parar de jogar lixo no lugar e hora errada", alertou.

Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb
Foto: Crystália Tavares/Ascom Alurb

Nas cinco áreas públicas, a Alurb fez a colocação de cercas decorativas, caqueiras com plantas ornamentais e pedriscos de vários tipos, mudando a realidade anterior dos locais, que também receberam pintura nova.

A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, destacou o trabalho desenvolvido para melhorar a qualidade de vida dos moradores dos bairros de Maceió. "Mais cinco pontos de lixo foram eliminados e pudemos devolver esses espaços revitalizados à população. Estamos a cada dia atingindo o nosso objetivo de erradicar o descarte irregular que é feito na capital e melhorar Maceió para todos", afirmou.

Outra ação realizada foi a educação ambiental. Servidores da Alurb foram de porta em porta explicar a atividade realizada no ponto de lixo e orientar a respeito do descarte correto dos materiais e da preservação daquela área.

"Todos que residem perto dos locais revitalizados ficaram cientes de suas responsabilidades, de como preservar a área, de como aproveitá-la melhor e entender que todos da comunidade também querem utilizar. Assim, irão dividir funções e cuidar do ambiente que proporcionamos", completou a diretora.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h