Autarquia de Limpeza Urbana leva educação ambiental e lazer aos moradores do Salvador Lyra

Projeto desenvolvido em parceria com secretarias e outros órgãos da gestão municipal também levou serviços de saúde, esportes e atividades sustentáveis à população

Alexandre Vieira/Ascom Alurb 28/03/2024 às 08:37
Autarquia de Limpeza Urbana leva educação ambiental e lazer aos moradores do Salvador Lyra
Autarquia de Limpeza Urbana leva educação ambiental e lazer aos moradores do Conjunto Salvador Lyra. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Centenas de crianças e adultos participaram de mais uma edição do projeto Alurb Itinerante, que visa levar diversas atividades sustentáveis e lúdicas para moradores dos bairros de Maceió.

No Conjunto Salvador Lyra, no Tabuleiro do Martins, esportes, serviços de saúde, cuidado animal, atividades sustentáveis, lúdicas e educação ambiental foram oferecidas para a população na última quarta-feira (27).

O projeto é coordenado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que também realizou um mutirão pelas ruas do bairro com mais de 220 homens atuando na capinação, varrição, pintura de meio fio e recolhimento de resíduos.

Exposição de brinquedos sustentáveis. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Exposição de brinquedos sustentáveis. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

A Alurb realizou, ainda, a exposição de brinquedos sustentáveis e diversas brincadeiras lúdicas com foco na preservação do meio ambiente e limpeza urbana.

A ação contou também com a parceria de outras secretarias, como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com fisioterapia, nutricionista, teste de HIV, aferição de pressão arterial e glicose.

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, revela o intuito do projeto. "Queremos que a Prefeitura de Maceió esteja, cada vez mais, próxima da população, atendendo suas necessidades, levando serviços básicos e ouvindo-os. Então, esse projeto tem essa capacidade de transformar o dia da comunidade, dando a importância devida para os moradores", afirmou.

Serviços são oferecidos direto à comunidade. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Serviços são oferecidos direto à comunidade. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Edjane Silva, moradora do conjunto há mais de 5 anos, visitou o estande, participou da brincadeira e levou para casa uma muda de árvore nativa.

"É uma ação maravilhosa! Desde quando resido aqui no Salvador Lyra é a primeira vez que vejo algo assim. São vários serviços oferecidos para os moradores e isso nos aproxima da Prefeitura de Maceió de forma geral. É uma visão diferente no tratamento com a população", disse.

Crianças participaram de atividades lúdicas. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Crianças participaram de atividades lúdicas. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

O pequeno Matheus Oliveira, 8 anos, aproveitou a pintura facial e não escondeu sua alegria em participar.

"Foi muito legal vir aqui e conhecer tudo. Eu queria ter pintado um super-herói, mas o tio não sabia desenhar. Então, eu fiz um desenho da natureza", contou.

Além das secretarias envolvidas diretamente no projeto, outras pastas também contribuíram para a ação.

Os Guardas Municipais da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) se apresentaram no palco, cantando várias músicas para as crianças e adultos da região.

Além das pessoas, os animais também puderam realizar consultas ou passar por procedimentos no Castramóvel.

Apresentação da banda da Guarda Municipal. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Apresentação da banda da Guarda Municipal. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

"Foi um dia muito produtivo, com a participação da comunidade, aprendizado, lazer e alegria. A gente deseja que todas as ações do projeto sejam dessa maneira. Assim, iremos contribuir com a vida das pessoas", completou Teófilo, projetando as próximas edições do Alurb Itinerante.

A atividade contou com a participação dos alunos do Projeto Cuidando da Praça, responsáveis pela limpeza do local antes do evento.

Ao fim do dia de lazer, moradores levaram uma muda de árvore nativa doada pela Alurb.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h