Arraiá Praia Acessível leva diversão para idosos e pessoas com deficiência
Evento contou com brincadeiras acessíveis e garantiu a diversão de mais de 120 pessoas de várias instituições sociais da capital alagoana
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esportes de Maceió (Semesp) deu um show de acessibilidade e inclusão na manhã desta sexta-feira (14), ao realizar mais um Arraiá do Praia Acessível, evento solidário voltado às pessoas com deficiência, idosos e comunidade em geral, promovido todo ano, no período junino.
A ação, que aconteceu na Praça Gerônimo Siqueira, contou com a participação de mais de 120 pessoas de diversas instituições sociais da capital alagoana. A fim de proporcionar uma celebração inclusiva, a iniciativa promoveu brincadeiras totalmente acessíveis, como brinquedos gigantes (dama, jogo da memória), além de quadrilha junina e comidas típicas.
Crianças, adolescentes, pessoas 60+ e familiares celebraram e se divertiram ao som da banda Família do Lar. O grupo faz parte do Lar de Idosos São Vicente de Paula, instituição que acolhe idosos no Centro de Maceió.
“A gente quer que os idosos tenham acesso à cultura, à educação, ao esporte e ao lazer. Então, um projeto como esse faz muita diferença. Eles gostam de ter esse contato com a comunidade”, disse Juliana Laís, diretora administrativa da instituição.
“Além de disponibilizar as cadeiras anfíbias para o banho de mar durante a semana, conseguimos beneficiar diversas pessoas com o Arraiá: o nosso forró da acessibilidade. Foi uma manhã de alegria, com muito forró e inclusão. A equipe da secretaria de esportes mais uma vez entregou o que prometeu. A ocasião também foi importante para reforçarmos que as pessoas com deficiência têm direito ao lazer”, destacou Francisco Carlos do Nascimento (Chicão), secretário de esportes de Maceió.
A programação no Arraiá também garantiu a diversão de pessoas com deficiência, a exemplo de Eduardo Freitas, atendido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “A gente já veio outras vezes, e ele adora tomar banho de mar. Fico muito feliz de vê-lo dançando e conversando”, comentou a mãe de Eliane Freitas.
“Esse evento é um momento de sociabilidade muito importante para eles. Reforçam o conhecimento com as músicas festivas e também o esporte, já que algumas praticam alguns esportes adaptados”, disse Camila Novaes, fisioterapeuta da associação.
Sinésia Duarte, presidente da Família Alagoana Down (Fam Down) comentou sobre os benefícios do Praia Acessível. Recentemente, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), levou serviços de saúde, cidadania, bem-estar e inclusão para os alunos da instituição.
“A gente nunca deixa de participar das ações do Praia Acessível. É um evento muito importante para nossos alunos, quando eles têm atividades de esporte e lazer, além da rotina diária na instituição. Eles vivem na expectativa de participar sempre”, ressaltou.
Educação ambiental
Para as pessoas que transitavam na praia ou participaram da atividade, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) instalou um estande para a exposição de brinquedos produzidos com materiais recicláveis. Além disso, o órgão realizou educação ambiental com a entrega de panfletos e pintura facial em crianças.
Kedyna Tavares, diretora-executiva da Alurb, destacou a inclusão que a ação proporcionou tanto para os participantes e quem frequentava a praia.
"São ações diferentes, que elevam o nível de inclusão. Quem participou com certeza está muito feliz pela oportunidade ofertada. Para nós, além de ver essa felicidade, ficamos lisonjeados de demonstrar nosso trabalho e cuidado com o meio ambiente através dos brinquedos reciclados e das orientações para as pessoas que frequentam a orla, trazendo elas para nosso lado na missão de cuidar das beleza naturais da capital", contou.
A intérprete de libras Roberta Rafaelle garantiu acessibilidade para a comunidade surda durante a apresentação da banda Família do Lar. A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).
Além do Lar de Idosos São Vicente de Paula, da Apae e da Fam Down, o Arraiá do Praia Acessível contou com a participação de alunos da Fundação Casa do Especial (Funcae) e Associação dos Cadeirantes de Maceió (ACMAL).
Também foram oferecidos serviços de saúde, como ventosaterapia, liberação miofascial e massagem, em parceria com a Uninassau.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h