Alurb realiza palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos na Ufal
Kedyna Tavares, diretora-executiva do órgão, falou a respeito dos desafios e perspectivas para a sustentabilidade em Maceió
Em uma manhã de conhecimento, nessa segunda-feira(10), alunos de engenharia ambiental e de outros cursos da Universidade Federal de Alagoas(Ufal) tiveram a oportunidade de assistir uma palestra ministrada pela diretora-executiva da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Alurb), Kedyna Tavares, a respeito da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em Maceió.
Na ocasião, Kedyna falou sobre os desafios e perspectivas para a sustentabilidade na capital e citou equipamentos instalados pela Prefeitura que facilitam a destinação correta de cada resíduo, como os Ecopontos e Pontos de Entrega Voluntária (PEV). Além disso, falou sobre projetos inovadores e eficientes, como o Ecoleta, a Lixeira Subterrânea, Central de Reciclagem, Arborização é Massa, Ecoboat, entre outros.
"É uma excelente chance de destacar o trabalho local das ações sobre manejo sustentável dos resíduos no município de Maceió, como também apresentar os projetos que vem sendo destaque para gestão pública na gestão correta do resíduos sólidos. Nosso cuidado com as cooperativas e a reciclagem em geral deve ser destacado também como algo que traz sustentabilidade e geração de renda para milhares de famílias", disse a diretora.
Tavares aproveitou a palestra para destacar a COP30, evento mundial voltado para emergência climática, discursões ambientais e soluções sustentáveis para um planeta saudável, pois Maceió tem sido uma cidade que se preocupa com o tema, apresentando dados interessantes como o plantio de árvores, que já ultrapassou 32 mil unidades ou a recuperação de pontos de lixo crônicos que se tornaram novamente locais de convívio social.
"Levar até a universidade os serviços que realizamos é multiplicar e diluir as informações, e também aprender a inovar com as pesquisas atuais. Na palestra apresentei alguns problemas para os acadêmicos em busca de soluções científicas e dados das ações que já realizamos na capital, reforçando o empenho da Alurb nas atitudes sustentáveis", revelou.
Sarah Omena, membro da PET Engenharia Ambiental, fala sobre o que aprendeu na palestra.
"Esse momento com a Kedyna foi muito enriquecedor para nós. A palestra nos deu a perspectiva do que faz um engenheiro ambiental e muito mais que isso. A Kedyna conseguiu nos mostrar na prática, com os casos que ela vivenciou, o impacto que o engenheiro ambiental pode ter, não só no meio ambiente, mas na vida das pessoas. Então, foi um momento realmente excelente", revelou.
Kedyna finalizou lembrando de quando estava no lugar destes alunos, ainda aprendendo sobre tudo que põe em prática hoje através da Prefeitura. "Além dos alunos, alguns professores se fizeram presentes, e como egressa da universidade, fico feliz em retornar como diretora para falar dos serviços que venho realizando no poder público", completou.
Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana
Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
[email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h