Alurb Itinerante: ações beneficiam moradores do Conjunto Rosane Collor, no bairro Clima Bom

Atividades, que foram realizadas em parceria com outras secretarias, levaram esporte, serviços de saúde, cuidado animal, educação ambiental e de trânsito para a região

Alexandre Vieira/Ascom Alurb 23/09/2023 às 17:57
Alurb Itinerante: ações beneficiam moradores do Conjunto Rosane Collor, no bairro Clima Bom
Alurb Itinerante: ações sustentáveis beneficiam moradores do Conjunto Rosane Collor, no bairro do Clima Bom. Foto: Mariel Matias/Secom Maceió

Milhares de crianças e adultos participaram da primeira edição do Projeto Alurb Itinerante, que visa levar diversas atividades sustentáveis e lúdicas para moradores dos bairros de Maceió. No Conjunto Rosane Collor, no Clima Bom, local escolhido para iniciar o programa, esportes, serviços de saúde, cuidado animal, atividades sustentáveis, lúdicas, educação ambiental e de trânsito foram ofertados para a população.

Foto: Mariel Matias/Secom Maceió
Foto: Mariel Matias/Secom Maceió

O projeto é encabeçado pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que também realizou um mutirão pelas ruas do bairro com mais de 220 homens atuando na capinação, varrição, pintura de meio fio e recolhimento de resíduos. O órgão realizou, ainda, a exposição de brinquedos sustentáveis e diversas brincadeiras lúdicas com foco na preservação do meio ambiente e limpeza urbana.

A ação contou também com a parcerias de outras secretarias, como o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) com o tapete lúdico para educação no trânsito e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com fisioterapia, nutricionista, teste de HIV, aferição de pressão e glicose.

Foto: Mariel Matias/Secom Maceió
Foto: Mariel Matias/Secom Maceió

O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, mostrou empolgação ao falar da primeira edição do projeto.

"Muitas pessoas aqui do Conjunto Rosane Collor compareceram e iluminaram a nossa ação. O projeto quer justamente isso: trazer a Prefeitura para a comunidade, com diversos serviços que possam beneficiá-los. Felizmente tivemos a participação de muitas crianças, que são o nosso futuro e, com orientações sustentáveis, serão adultos brilhantes", afirmou.

Foto: Mariel Matias/Secom Maceió
Foto: Mariel Matias/Secom Maceió

Uma dessas crianças era a Brenda Rodrigues, de 9 anos, que participou da pintura facial realizada pelos jovens aprendizes das Viambiental e Naturalle, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital.

"Os tios me chamaram para eu fazer a pintura e eu amei. Agora, vou brincar nas outras atividades e me divertir com meus amigos jogos que tem aqui", disse.

Foto: Mariel Matias/Secom Maceió
Foto: Mariel Matias/Secom Maceió

O pequeno Frank Santos, de 9 anos, passeou por todo o ambiente, conheceu a exposição de brinquedos sustentáveis e se apaixonou pelo quebra-cabeça produzido com papelão reutilizado.

"Tá tudo lindo. Gostei desse quebra-cabeça. Agora eu vou tentar montar ele e ver qual imagem ele forma. Depois, vou brincar com os carrinhos", disse o garoto, se referindo ao outro iten, produzido com garrafas PET.

Foto: Mariel Matias/Secom Maceió
Foto: Mariel Matias/Secom Maceió

Além das secretarias supracitadas, outras também contribuíram para a ação. Os Guardas Municipais da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) apresentaram o arco e flecha para crianças e adultos da região. A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) promoveu uma manhã cheia de apresentações culturais, que fizeram a alegria da criançada. Além das pessoas, os animais também puderam realizar consultas ou passar por procedimentos no Castramóvel.

"Foi um dia muito produtivo, com a participação da comunidade, aprendizado, lazer e alegria. A gente deseja que toda as ações do programa, que serão mensais, sejam dessa maneira. Assim, iremos contribuir com a vida das pessoas", completo Moacir Teófilo, projetando outras edições do Alurb Itinerante.

Foto: Mariel Matias/Secom Maceió
Foto: Mariel Matias/Secom Maceió

Ao final da ação, todos os resíduos foram recolhidos pela Cooprel Benedito Bentes, cooperativa parceira da Prefeitura, que fez a triagem dos materiais e deu a destinação correta para cada um deles.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h