ALURB intensifica serviços de prevenção para diminuir riscos causados pelas chuvas

Poda e supressão de árvores, desassoreamento e limpeza em locais críticos, como córregos e canais, visam evitar transtornos à população

Alexandre Vieira/Ascom Alurb 28/06/2023 às 11:58
ALURB intensifica serviços de prevenção para diminuir riscos causados pelas chuvas
Devido às fortes chuvas, Desenvolvimento Sustentável intensifica serviços preventivos na cidade. Foto: Secom Maceió

Devido às fortes chuvas que atingem a capital durante esta semana, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) está atuando de forma mais intensa em serviços preventivos por toda a cidade. Locais críticos, mapeados anteriormente pelo órgão, recebem limpeza, desassoreamento, poda e supressão de árvores visando inibir acidentes e transtornos para a população.

Mais de 30 agentes atuam em grotas, córregos e canaletas da capital. A limpeza de canais facilita o escoamento das águas pluviais, evitando alagamentos. Desde segunda-feira (26), as equipes estão atuando no Canal do Papódromo e do Mundaú, no Vergel; Grota do Cigano, no Jacintinho; Canal da Master, no Trapiche; e nas ruas do Conjunto Santos Dumont.

Foto: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió

Um dos locais que recebe mais atenção devido ao período chuvoso é a Foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida. Devido à quantidade de canais que desaguam no riacho, diversos resíduos, descartados de forma irregular, acabam indo parar na orla. Na área, cerca de 25 agentes de limpeza trabalham intensamente na varrição e recolhimento de itens como latas, garrafas de vidro, papelão, sacolas plásticas, dentre outros.

Para Moacir Teófilo, diretor-presidente da Alurb, são serviços que devem ser ampliados devido a sua importância e visando evitar transtornos neste período.

"Sabemos que o período chuvoso traz consigo algumas dificuldades. Nosso papel é atuar para minimizar essas situações e evitar que as pessoas passem por perigos ou transtornos", disse.

Foto: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió

A poda e supressão de árvores também seguem acontecendo diariamente, conforme demandas encaminhadas pela população, através da Central de Monitoramento da Alurb, além de outras já mapeadas pelo órgão. Ademais, durante todo o dia, equipes de emergências estão a postos para atender ocorrências urgentes, como quedas de galhos e exemplares completos.

"A nossa prioridade é atender áreas críticas, que possuem encostas e o risco iminente de quedas ou alagamentos. Temos diversos locais mapeados, para que o primeiro atendimento seja de forma preventiva, sem esperar o pior para começar a atuar", completou Teófilo.

Como solicitar - O cidadão pode solicitar todos esses serviços através da Central de Monitoramento da Alurb, que atende através do 0800 082 2600, pelo 156 ou WhatsApp 98802-4834. Devem ser enviadas fotos ou vídeos, além de endereço completo do local. Em caso de queda de árvore, o cidadão deve ligar para o 199 da Defesa Civil.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h