Adote uma Praça: empresas podem ajudar a Prefeitura na criação e manutenção de parques sustentáveis

Projeto tem objetivo de transformar espaços públicos e praças da capital em locais de lazer para a comunidade

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 02/10/2022 às 10:00
Adote uma Praça: empresas podem ajudar a Prefeitura na criação e manutenção de parques sustentáveis
Empresas podem ajudar a Prefeitura de Maceió na criação e manutenção de parques sustentáveis. Foto: Secom Maceió

Conservar áreas públicas existentes, construir novos espaços de lazer e promover a participação social para a melhoria da capital. Esse é o objetivo principal do Projeto Adote uma Praça, disponibilizado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) para empresas firmarem uma parceria visando a promoção de benefícios ambientais e paisagísticos.

Para aderir ao programa, basta o munícipe apresentar um projeto à prefeitura, que será analisado e aprovado pelo setor de Manutenção de Espaços Públicos da Sudes. Além disso, o responsável deve apresentar uma carta de intenção anexada aos documentos necessários (confira a documentação ao final do texto) e um Plano de Trabalho, que seria uma espécie de descrição dos serviços, com as melhorias que serão feitas, incluindo valores e cronograma de manutenção.

O processo é aberto com a documentação determinada na Lei de Adoção n° 6.286 de 09 de Dezembro de 2013. Após a análise da documentação e do projeto pela Sudes, o solicitante é notificado da aprovação técnica ou de alguma adequação da proposta. Em seguida, a decisão é publicada no Diário Oficial Municipal e enviada ao Poder Executivo Municipal para a assinatura do Termo de Adoção.

Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, afirma que a participação da população no projeto da Prefeitura é essencial para que a cidade receba cada vez mais melhorias.

"Com a parceria entre poder público e o cidadão, Maceió tende a ganhar muito. Pois, além de tudo que fazemos para manter a cidade em ordem, limpa e organizada, o projeto traz espaços de lazer para crianças, contribuindo para o convívio social das comunidades", disse.

O adotante que assina o Termo com a Prefeitura pode instalar placas ou totens de publicidade no local adotado. Além disso, também receberá o título de entidade ou empresa "Amigo(a) de Maceió", reconhecimento concebido pelo Prefeito JHC para aqueles que firmam a parceria.

O projeto faz parte da Política Ambiental do Município de Maceió, que objetiva integrar as políticas de urbanismo e meio ambiente. Vale ressaltar que somente empresas podem aderir ao programa.

"Esperamos que várias parcerias sejam feitas durante nossa gestão e possamos instalar mais locais de diversão para a população, deixando a cidade mais linda e inclusiva", completou o superintendente.

Documentação necessária:

- Carta de Intenção (Requerimento para adoção de praças e áreas verdes do município de Maceió, com localização da área e/ou bem objeto de interesse);

- Plano de Trabalho (Descrição dos serviços no objeto a ser adotado, contendo propostas de melhorias urbanas, paisagísticas e/ou ambientais a serem realizadas, com seus respectivos planos de trabalho, valores e cronograma de manutenção);

- Caso seja Projeto: Planta da situação, planta baixa, cortes, elevações, croquis, cronograma de execução e outros documentos pertinentes, quando solicitados;

- Contrato Social ou Estatuto;

- CPF, RG e Comprovante de endereço do representante legal;

- CPNJ ou inscrição estadual;

- CPF, RG e comprovante de endereço de pessoa física;

Mais informações: Sudes - Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável - Rua Coronel Pedro Lima, n° 69 - Jaraguá - CEP: 57022-220.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h