Ações de educação ambiental realizadas pela Prefeitura beneficiam mais de 45 mil maceioenses

Além de orientações sustentáveis, revitalizações de pontos de lixo e o plantio de mudas também foram executadas pelo órgão

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 30/12/2022 às 10:00
Ações de educação ambiental realizadas pela Prefeitura beneficiam mais de 45 mil maceioenses
Ações de educação ambiental realizadas pela Prefeitura beneficiam mais de 45 mil maceioenses. Foto: Ascom Sudes

Com o objetivo de recrutar a população na missão de cuidar da limpeza da cidade e do meio ambiente, a Prefeitura de Maceió realizou ações de educação ambiental, porta a porta, em diversos bairros da parte alta e baixa da capital. Ao todo, durante este ano, cerca de 45 mil pessoas foram beneficiadas com orientações sustentáveis sobre serviços e equipamentos disponibilizados pelo órgão.

A moradora do Trapiche da Barra, Eudócia Correia, revelou já possuir o costume de separar o seu lixo, mas, com a educação ambiental, se sentiu ainda mais estimulada.

"Eu sempre tive o costume de separar as garrafas pet e latas para dar ao pessoal que passa durante a noite e as vezes, quando não passam, eu levo no PEV bem aqui na frente. Com todo esse pessoal me explicando como fazer de forma correta, a gente se sente incentivado e aprende como preservar o meio ambiente", contou.

Revitalizações e plantio de mudas

Servidores da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), aliados aos menores aprendizes das empresas responsáveis pela coleta regular da cidade, efetuaram a revitalização de 16 locais, que antes eram pontos de lixo, reutilizando cerca de 770 pneus, que serviram de caqueiras, para mais de mil mudas plantadas, coibindo o descarte irregular nestas áreas.

Mapeando praças e canteiros, a Sudes manteve o plantio de mudas em pauta. As equipes de arborização responsáveis pelo serviço plantaram mais de 6 mil exemplares das mais diversas espécies, como: Ipês, Aroeiras, Oitis e Craibeiras, além de plantas ornamentais. Somente na Rota do Mar, via que liga o bairro do Benendito Bentes a Guaxuma, inaugurada pelo prefeito JHC em abril deste ano, foram cerca de 1.300 árvores plantadas, que embelezaram o canteiro da nova avenida.

Coleta de Volumosos

Pauta em todas as ações de orientação, já que sempre são encontrados nos pontos de lixo revitalizados, a Coleta de Volumosos é responsável por fazer o recolhimento de sofás, geladeiras, colchões, camas, além de outros móveis e pode ser solicitada gratuitamente através da Central de Monitoramento da Sudes.

Central de Monitoramento Sudes

Tanto para solicitar ações de educação ambiental na região, quanto para fazer o recolhimento de volumosos ou pedir informações, a Superintendência disponibiliza um canal direto com o cidadão, que pode ser acessado atráves do 0800 082 2600, do número 156 ou WhatsApp 98802-4834. Somente este ano, mais de 8 mil solicitações foram atendidas pela Central.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h