Ações de educação ambiental incentivam descarte correto de resíduos

Atividades porta a porta e dentro do estande da Sudes orientaram população sobre os cuidados com o resíduo domiciliar gerado

Alexandre Vieira/Ascom Sudes 20/04/2023 às 11:23
Ações de educação ambiental incentivam descarte correto de resíduos
Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

Os moradores da Grota da Pitanguinha, comunidade atendida pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) esta semana, através do programa Brota na Grota, estão recebendo atividades de educação ambiental, desde segunda-feira (17), na modalidade porta a porta e também dentro do estande do órgão, instalado na região.

As orientações passadas pelos educadores, que contam com o apoio dos jovens aprendizes da Naturalle e da Viambiental, empresas responsáveis pela coleta domiciliar na capital, passam desde diretrizes de como armazenar e disponibilizar o resíduo gerado em sua residência até as opções ofertadas gratuitamente pela Prefeitura de Maceió para o descarte de alguns tipos de materiais, como resíduos das construção civil, móveis inservíveis e recicláveis.

Kedyna Tavares, diretora de planejamento e serviços especiais da Sudes, avalia como positiva a recepção dos cidadãos com as orientações passadas pelos educadores.

"Fomos bem recebidos na região, uma grande receptividade dos moradores com a equipe de educação ambiental. Estão ouvindo as orientações passadas e questionando, se interessando em saber mais sobre o funcionamento dos Ecopontos e PEVs", disse.

Além da educação ambiental, a Sudes também está realizando o recolhimento de lixo descartado de forma irregular na região. Para quem vai ao estande, principalmente as crianças, é possível conhecer um pouco mais sobre a fauna do Parque Municipal de Maceió, com a exposição dos animais taxidermizados, e ganhar uma pintura facial relacionado ao tema.

"Nossos serviços buscam levar mais qualidade de vida para os moradores das grotas que passamos. Mas, acima de tudo, ensinamos eles a cuidarem da comunidade, descartando de forma correta e evitando os transtornos do descarte irregular", completou a diretora.

ALURB

Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana

Rua Cel. Pedro Lima, 69 - Jaraguá;
CEP 57022-220 // Telefone: (82) 3312-5380 | Central de Monitoramento Sudes: 0800 082 2600 / (82) 98802-4834 (Whatsapp) | Informações/Agendamento Parques: (82) 98801-3651
protocolo@alurb.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h